CBN Sabores

Authoral: cachaça premium made in Brasília

Authoral: cachaça premium made in Brasília

Cachaca_Authoral-1Acostumado a cozinhar para os amigos em cozinhas importantes do país, o advogado Eduardo Moreth agora se converteu em empresário para criar uma cachaça única, de qualidade superior e com design arrojado, chamada de Authoral.

A bebida premium inaugura por aqui o conceito de home distilling, tendo em vista que foi elaborada com uma variedade de cana compatível com o clima e a altitude do Cerrado. As plantas foram cultivadas no quintal do criador e colhidas uma a uma somente quando o nível de açúcar estava no ponto ideal para a fermentação.

“Desenvolvi um processo único que une as melhores técnicas de produção de vinhos, cervejas, azeites e destilados em um único produto. Esse conceito, apesar de simples, jamais havia sido experimentado anteriormente. Embora ainda não tenha sido lançado, o produto foi avaliado com nota máxima pelo laboratório do Doutorado em cachaça da Uiniversidade de São Paulo e ficou em primeiro lugar em um concurso de blends do Instituto Cana Brasil”, afirma Moreth.

Cachaca_Authoral2

Depois de lavadas uma a uma e cortadas as partes que produzem o álcool ruim (responsável pela ressaca) as plantas são prensadas uma única vez a frio. Após a filtragem que dispensa as impurezas, o mosto recebe um blend de leveduras selvagens e selecionadas, que por suas especificidades reduzem a quantidade final do destilado, mas entregam características diferenciadas de aroma e sabor ao produto.

Passada a fermentação, o líquido vai para a alambicagem para a destilação. Daí, são separadas as frações de cabeça, coração e cauda. O coração é o que interessa aqui, afinal é ele quem guarda as características sensoriais mais marcantes da bebida.

O envelhecimento é outra etapa crucial para agregar valor ao processo. Cada parte do produto é envelhecida em um tipo de madeira distinto e assimila as características dos barris, nesse caso, de carvalho francês e americano, de bálsamo e cerejeira.

Todo esse processo merecia uma embalagem à altura, sendo assim complementam o produto garrafas importadas da França, que receberam um rótulo ilustrado com uma rosa dos ventos, e rolhas colocadas manualmente. A identidade visual foi criada por Aliki Pappas, design mais que conceituada de Brasília.

Sobre o produtor

Eduardo Moreth se formou advogado em 1999, mas desde a infância a gastronomia entusiasmou o filho de mineiro e carioca, que foi vetado várias vezes na cozinha. “Meu pai, nascido no interior, achava que culinária deveria ser do interesse da minha irmã e não do meu”, lembra ele.

Enquanto estava na faculdade, passou as férias letivas em cozinhas de restaurantes, como o La Vecchia Cuccina, de Sérgio Arno, Mouraria, Quintal e Le Bâteau Ivre (todos de Brasília), Piquiras (Goiânia) e Barracuda (Búzios). Em 2006, fez MBA na Fundação Dom Cabral sobre alambicagem e exportação de cachaça de alta qualidade para a Europa. Já em 2008, foi estudar no Le Cordon Bleu, em Paris, após uma breve temporada em Bordeaux e La Rochelle.

A bebida está sendo comercializada pela internet, por meio do site endereço www.authoralcachaca.com.br.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *