CBN Sabores

Brasília concorre ao Bocuse D`OR, no Sirha Rio

Bruno Rappel, professor do Iesb, e Gustavo Maragna, coordenador dos restaurantes-escola do Senac em Brasília, concorrem no maior concurso de cozinha do mundo, o Bocuse D´Or. A competição ocorre durante o Sirha Rio, evento que discute tendências e apresenta produtos e serviços para a rede de alimentação fora do lar e de hotelaria.

Alimentos de excelência cultivados em 15 estados por pequenos produtores e uma série de palestras sobre inovação na gastronomia serão os destaques do Sebrae na programação do evento já consagrado na Europa, e que termina na sexta, 16 de outubro.

Uma área de 170m², denominada Terroir, receberá 40 empresas que têm em comum a qualidade de seus produtos e a capacidade para conquistar novos mercados. É o caso da Cajuína Cristal, que apostou na certificação orgânica e numa fórmula especial, que concentra mais vitamina C, para se diferenciar das outras 400 marcas presentes no Piauí. Com isso, a Cajuína Cristal conseguiu aplicar um preço 20% maior que o dos concorrentes e aumentar seu faturamento em 15%.

“O apoio à inovação é uma das prioridades do Sebrae. Oferecemos consultoria e capacitação para que as pequenas propriedades rurais possam desenvolver produtos diferenciados e serem mais competitivas e rentáveis. Também apoiamos a participação dessas empresas em eventos para que conquistem novos mercados”, afirma o gerente adjunto de Agronegócios do Sebrae, Augusto Togni. Para ele, eventos como o Sirha são uma oportunidade de aproximar o campo, os grandes chefs de cozinha e a indústria hoteleira.

Conquistar novos clientes é o objetivo de Marcelo Wippel, da catarinense Marithimu´s. Ele já comercializa suas ostras e mexilhões defumados para estabelecimentos comerciais e agora pretende conquistar compradores de bares, restaurantes, pousadas e hotéis. “É preciso aumentar os canais de venda, ainda mais na crise”, afirma ele, que conta com apoio do Sebrae para internacionalizar sua marca, fundada há seis anos.

comprar-mexilhao-defumado

Para quem quer abrir ou aperfeiçoar seu negócio, o Sirha Rio também vai abrigar o I Congresso Sebrae de Inovação na Gastronomia, nos dias 15 e 16 de outubro. Redução de desperdício, hospitalidade, tendências e tecnologia são alguns dos temas tratados por especialistas.

“Nesse momento de ajustes na economia, os empresários do segmento de alimentação fora do lar precisam olhar seus negócios da porta para dentro para enxergar oportunidades, e inovar para atribuir mais valor a seus serviços e ampliar a competitividade e a sustentabilidade”, afirma o gerente de Serviços do Sebrae, André Spínola.

Segundo ele, é preciso desmistificar a ideia de que inovação passa necessariamente pela compra de algum equipamento sofisticado ou por alguma ação que exige custo alto. “Muitas vezes, ela pode ser implementada com pequenos esforços que implicam em melhoria de produtos, processos, gestão, marketing e numa utilização mais eficiente de recursos”.

A expectativa é que o evento receba 10 mil visitantes, 100 expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação. Na programação, também estão previstos o World Cuisine Summit, laboratório de investigação para as tendências que deverão surgir até 2019 nos serviços de alimentação fora do lar, e os concursos Bocuse D’Or e Coupe du Monde de La Pâtisserie.

Confira os produtores escolhidos para fazerem parte do espaço Terroir

Confira a programação do I Congresso Sebrae de Inovação na Gastronomia

Serviço:

Sirha Rio
De 14 a 16 de outubro de 2015, das 10h às 19h.
Centro de Convenções SulAmérica – Avenida Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Centro.
Somente para profissionais e estudantes dos setores de gastronomia e hotelaria.
Entrada gratuita mediante credenciamento pelo site do evento.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *