Comida e bebida

Cabe no Bolso: Adolfo Lona Nature

espumante-adolfolona-nature

Os espumantes Nature recebem este nome por não conterem açúcar na composição. Na França, eles também são denominados pas dosè (não dosado) ou dosage zéro (zero de dosagem).

Aqui no Brasil, o uruguaio Adolfo Lona está entre os produtores que mais entendem desse tipo de produção, tanto que colocou no mercado em 2011, um rótulo com essa característica, elaborado no Rio Grande do Sul pelo método champenoise, também conhecido como tradicional.

A receita leva duas uvas tintas, vivificadas em branco (sem o contato com as cascas) e uma branca. A Pinot Noir  lhe confere estrutura, enquanto a Merlot oferece equilíbrio à acidez e ao frescor da Chardonnay. Após 18 meses de maturação, o vinho adquiriu um uma cor dourada clara e aromas de frutas secas, como damasco, e tropicais maduras.

Já a perlage é fina, típica dos rótulos de boa qualidade. Também é abundante e persistente. Na boca, não se percebe tanto a secura, apesar da falta do açúcar residual. Na verdade, é bastante equilibrado.

E o Lona gostou tanto de fazer um espumente assim, que depois dele já lançou outro, o Orus. Mas isso é assunto para um outro post.

Pode ser encontrado na Super Adega, ao preço médio de R$ 46,90.

 

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *