Comida e bebida

Chefs representam Brasília em livro que resgata gastronomia brasileira

Chefs representam Brasília em livro que resgata gastronomia brasileira

Agenor Maia, André Castro, Ana Rita Suassuna, Francisco Ansiliero (foto), Gil Guimarães, Lui Veronese, Rita Medeiros e Simon Lau Cederholm são os nomes que representam Brasília no livro “Culinária Brasileira, muito prazer” (Editora Alaúde). Escrita pela de gastronomia jornalista Roberta Malta Saldanha, a publicação será lançada no dia 7 de novembro, às 19h, na Mercearia do Conde (Rua Joaquim Antunes, 217, Jardim Paulista, São Paulo).

A esses nomes, se juntam diversos talentos de todas as regiões, como Thiago Castanho e Felipe Schaedler, do Norte, César Santos e Onildo Rocha, do Nordeste, Marcos Livi e Heiko Grabolle, do Sul, num verdadeiro resgate de ingredientes e tradições culinárias.

Com prefácio de Daliana Cascudo, neta de Luís da Câmara Cascudo e 512 páginas, a obra reúne 170 receitas de profissionais. São entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas que mostram como os ingredientes podem ser aproveitados em preparos tradicionais ou bem inovadores. A cada receita Roberta acrescentou seu toque, trazendo detalhes acerca da criação do prato, do modo de preparar ou do produto utilizado.

 O livro deve chegar logo depois do lançamento às livrarias, ao preço de R$ 79,90.

Sobre a autora

Roberta Malta Saldanha é paulista e bacharel em Comunicação Social. Iniciou a carreira nas revistas Exame VIP (em São Paulo), Veja Rio e Veja (no Rio de Janeiro). Idealizou a revista Pense Leve, dos Vigilantes do Peso no Brasil, e colaborou em sua consolidação com a Segmento Editora.

Em 1994, foi convidada a planejar e executar o primeiro evento enogastronômico do Brasil – o Boa Mesa. Ao final de 12 edições, a convivência com chefs e profissionais do Brasil e do mundo selou de vez seu amor pela culinária.

Dedicou-se a escrever livros, como o Dicionário tradutor de gastronomia em seis línguas (2007), cuja edição revista e atualizada rendeu o Dicionário de termos gastronômicos em seis idiomas (2016), assim como o Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, premiado com o Jabuti em  2012.O Minidicionário de enologia em 6 idiomas, foi finalista do prêmio Jabuti em 2013 e o Histórias, lendas e curiosidades da confeitaria e suas receitas, venceu o Gourmand Awards 2016, na categoria Best Pastry & Desserts Book. Também publicou o Histórias, lendas e curiosidades das bebidas alcoólicas e suas receitas, em 2017. Todas as publicações forma editadas pelo Senac. 

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *