Comida e bebida

Detalhes de uma noite harmonizada

Detalhes de uma noite harmonizada

grand cru2

Fotos Grand Cru e Leônidas Neto

Pense num local romântico, iluminado com velas, com um menu exclusivo, preparado por dois talentosos chefs, e harmonizado de forma impecável. Taí a fórmula que tem agradado os frequentadores do wine bar da importadora Grand Cru às segundas-feiras, no jantar.

Nesse dia da semana, os cozinheiros Leônidas Neto e Alexandre Carvalho exercitam toda a experiência adquirida na cozinha do restaurante Aquavit, eleito por várias o melhor de Brasília, nos cursos pelo Brasil e na passagem pelo dinamarquês Noma.

grand cru9

Os cozinheiros Leônidas Neto e Alexandre Carvalho

A dupla chegou ao bistrô há cerca de três meses, levada pela indeterminação sobre a reabertura do Aquavit e vem desde então elaborando pratos novos diariamente.

grand cru

A ideia da Segunda Harmonizada é brincar com os sentidos dos clientes, criando um casamento perfeito entre a comida e o vinho. Não há como fazer uma previsão dos pratos. Eles não se repetem. Sendo assim, acho melhor falar da minha experiência.

grand cru5

Estive lá há duas semanas e gostei da proposta. Recebi primeiramente um consomê de abóbora para ir aquecendo o paladar, e uma taça de espumante.

Em seguida, chegou a entrada, com salmão defumado e aspargos cozidos, guarnecidos por um impecável molho béarnaise. Gente, pode até parecer fácil misturar uma solução de cebola e vinagre com gemas de ovos e manteiga. Mas essa receita requer muita ciência e técnica para atingir a perfeição. Ponto para os cozinheiros! Nem preciso dizer que saí da linha com esse prato. Sou apaixonada por manteiga. Pronto, falei!

Veja aqui uma matéria interessante sobre o molho béarnaise.

grand cru8

Entrada

Para harmonizar, Monte da Raposinha Branco 2012, elaborado na região do Alentejo com Sauvignon Blanc e Arinto. Ponto para o Adão, o sommelier da casa, e para Fernando Rodrigues, que é um dos proprietários e supervisor desse serviço, porque a acidez equilibrada quebrou delicadamente a gordura do molho e ainda casou com o defumado do salmão.

grand cru7

Prato principal

Segundo prato: cordeiro em molho com cenouras glaceadas em suco de laranja. Cordeiro é mais uma paixão minha e, novamente, exige técnica para ficar impecável. Foi servido com um tinto espanhol, da região do Priorato com cinco uvas: Garnacha (ou Grenache), Cariñena, Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot.

grand cru6

Sobremesa

Mas o que me deixou de queijo caído mesmo foi a sobremesa. Uma das mais legais da minha vida, sabe. Sobremesa de adulto, pouco doce. Espero que algum dia possa saborear novamente e mousse de roquefort, com um biscoitinho de avelã e mel de trufas. Isso mesmo, teve trufa na sobremesa, que foi harmonizada com vinho do Porto Quinta do Noval Tawny, com Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Foi uma experiência singular.

Gente, se vocês forem lá, provavelmente não será esse mesmo menu, mas tenho a certeza que a experiência será parecida com a minha. Então, aproveitem a segunda-feira para fazer um programa diferente com o seu par ou com aquela paquera que você quer impressionar.

Em tempo, a opção sai a R$ 125 por pessoa, sem os 10% de serviço.

O menu de hoje é composto por:

Entrada
Fume de Camarão, Leite de Coco e Capim Santo com Ovas de Peixe Voador
Taça de Castellroig Xarel – lo 2011
Casta: Xarel – lo
Castelroig, Penedès, Espanha

Principal
Carré de Cordeiro, Purê de Figos, Vagens e Redução de Cordeiro
Taça de Leyda Belloto Cabernet Sauvignon 2011
Casta: Cabernet Sauvignon
Leyda, Maipo, Chile

Sobremesa
Mousse de Chocolate Orgânico 70%, Macarons e Essência de Morangos
Taça de Porto Tawny
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz
Quinta do Noval, Douro, Portugal

Vale lembrar que o wine bar da Grand Cru serve almoço com menu fixo e que no jantar o cardápio conta com pratos diferentes para cada noite. Já os vinhos são servidos à mesa com R$ 25,00 a mais que o preço da prateleira, o que torna mais viável a experimentação da clientela. Lembre-se que em restaurantes, o preço pode chegar a 200% do preço original da garrafa.

Ah, e não poderia terminar esse post sem falar da nova loja da importadora, que abrirá as portas em agosto, na 412 Sul, onde funcionou o Rayuela. A princípio, o local venderá vinhos, mas lá pelo ano que vem também haverá opções para comer.

Confira:

Wine bar Grand Cru
QI 09/11, bloco L, loja 6
Telefone: 3368-686
http://www.grandcrubsb.com.br/

 

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *