Comida e bebida

Dia da pizza: conheça a Vera Napoletana

Para os italianos, pizza é coisa séria. Por lá, existe até lei que regulamenta a receita e somente aqueles que seguem seus preceitos podem dizer que estão servindo a Vera Pizza Napoletana.

baco2 - vera
Divulgação/ Foto da Capa: Felipe Menezes

A intenção é preservar a tradição e não deixar a receita original se perder, tendo em vista que a forma de fazer a massa já foi adaptada em todo o mundo. Os japoneses bem que podiam fazer isso com seus pratos. Daí, não correríamos perigo de nos deparar com bizarrices, tipo sushi de chocolate com morango, só para dar um exemplo.

Voltando à pizza, as regras vão desde a escolha dos ingredientes até a forma de fermentação e de assar a massa. Aqui no Brasil poucas são as pizzarias que detêm esse selo de qualidade, chamado de Specialità Tradizionale Garantita (STG), regido pela Associação Verace Pizza Napoletana, em parceria com a prefeitura) de Napoli.

A Baco Pizzaria, que têm duas lojas certificadas, na 408 Sul e na 309 Norte, é a única na cidade a obedecer as regras, que determinam a escolha dos ingredientes da massa e da cobertura, a preparação, o tipo de forno, a temperatura e o tempo de cozimento.

Veja o vídeo:

Confira as regras principais:

Primeiramente, a massa deve ser elaborada com 1,8 quilos de farinha especial tipo 00 (leia-se zero zero), 1 litro de água, 50 gramas de sal, 5 gramas de fermento. Em seguida, a mistura tem de ficar descansando por oito horas. Depois desse tempo, deve ser aberta com as mães em um balcão enfarinhado até chegar a espessura de cerca 3 milímetros no centro e 1 ou 2 centímetros na borda. Dessa maneira, a temperatura do forno vai fazer essa borda crescer e ficar levemente crocante, sem ressecar.

Já o recheio leva obrigatoriamente azeite extravirgem, tomate pelado, mozzarella de búfala. Podem ser acrescidos outros ingredientes, desde que estes estejam presentes. A Vera Marguerita, por exemplo, leva ainda manjericão e parmesão.

O forno indicado é o de tijolo, alimentado por lenha, e deve estar entre 450 e 485 graus Celsius. O tempo para assar vai de 60 a 90 segundos e o resultado é uma massa leve, com cobertura harmoniosa e borda levemente crocante. Uma delícia!

E aí, que tal comemorar a data comendo uma dessas? Para celebrar, a pizzaria Baco vai realizar o lançamento de dois sabores no cardápio que já são super tradicionais de Nápoles, na Itália. A Pizza Rachetta alla Norma (R$ 56) vem em formato de raquete, coberta com tomate fresco concassé (sem pele, sem sementes e cortado em cubinhos), beringela, creme de ricota, alho, basílico e parmesão. Já a 4 Stagione (R$ 66) traz quatro sabores em uma pizza: Burrata e Parma, Gorgonzola com pêra, Cogumelos, calabresa e creme de ricota e Abobrinha com queijo de cabra.

Baco Pizzaria

Asa Sul 408 – bloco C loja 35 – 32442292
Asa Norte – bloco A loja 30 – 32748690
Aberta diariamente a partir das 18hs
www.bacopizzaria.com.br

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *