Comida e bebida

Inverno tem festival no Pontão do Lago Sul

Inverno tem festival no Pontão do Lago Sul
Menu do Sallva - crédito Andreia Marliere
Restaurantes desenvolveram menus para o frio. Sallva tem panelinha de filé e nhoque (Fotos: Andreia Marliere)

Uma programação intensa vai agitar o Pontão do Lago Sul nos próximos dias. De 21 de junho a 13 de agosto, um dos complexos turísticos mais visitados de Brasília realiza a 7ª edição do seu Festival de Inverno, com apresentações musicais, teatro, uma inédita pista de patinação no gelo a céu aberto, cinema ao ar livre, programação infantil e, claro, o já tradicional festival gastronômico.

Neste ano, a parte gastronômica da programação reúne seis restaurantes, que estarão com menus especiais (entrada e prato principal a R$ 54,90, com café de cortesia) entre os dias 21 de junho a 5 de julho. Ainda há sugestão de harmonização com as escolhas de Marcos Rachelle, da Videira Vinhos.

Todos os pratos juntos

A maior novidade desse festival, no entanto, é o prato que o comensal leva para casa após consumir os menu e doar mais R$ 1, que será revertida a uma instituição de caridade. Cada casa ganhou uma estampa especial e exclusiva, desenvolvida pelos artistas brasilienses Toys Daniel e Mikael Omik, conhecidos pelos seus grafite coloridos e de muita personalidade.

Os menus

O BierFass Lago tem sopa de cebola para entrada e ravióli de salmão como prato principal. Como opção de harmonização, Aliwen Reserva Pinot Noir. Menu l BierFass - crédito Andreia Marliere

No Fausto & Manoel, que foi inaugurado recentemente no Pontão, o menu serve salada mista ao molho de mel com azeite trufado como entrada e, como prato principal, filé grelhado com nhoque de batata baroa e creme de brie. O vinho argentino Altosur Reserve Malbec é a sugestão da Videira Vinhos para combinar com a comida.

- Menu do Fausto & Manoel - crédito Andreia Marliere

No Manzuá, o menu é composto por minestrone de pescado e arroz de frutos do mar. A sugestão do sommelier Marcos Rachelle, e o Chardonnay Reserva, da vinícola Santa Inês.

Menu Manzuá - crédito Andreia Marliere -

O mesmo vinho também pode ser combinado com o menu do Mormaii Surf Bar, que apresenta de entrada um camarão empanado e, para o prato principal, um enrolado de camarão com cream cheese e alho poró.

Menu Mormaii Surf Bar - crédito Andreia Marliere

O rótulo de Chardonnay harmoniza ainda com a panelinha de filé com cogumelos ao shoyo, acompanhada por torradinhas (entrada) e com o nhoque ao pomodoro com pesto de manjericão, que compõem o menu do Sallva Bar & Ristorante.

- Menu do Soho - crédito Andreia Marliere (1)

Já o cardápio do Soho para o Festival de Inverno, composto por missoshiro e teppan de salmão de prato principal, pode ser harmonizado com Aliwen Reserva Pinot Noir.

Sobre o Festival de Inverno

Com 55 dias de duração, o Festival de Inverno reforça o Pontão como centro de gastronomia e entretenimento da cidade. Além do festival gastronômico, haverá uma extensa programação cultural, em sua maioria com entrada livre. “Nossa ideia é fazer do Pontão um local cada vez mais completo para o brasiliense, com opções para toda a família durante todo o ano. O Pontão combina com Verão e com o Inverno”, observa Sandra Campos, administradora do complexo turístico.

Pontão do Lago Sul - crédito Cristiano Sérgio

O projeto recebe o Sesc Seresta, série de apresentações que acontecerão até agosto. No próximo dia 24, a partir das 19h30, sobem aos palcos os intérpretes Alysson Takaki e Ana Rosa, apresentando clássicos da música popular brasileira e da seresta, em um coreto à beira do lago, em frente ao BierFass Lago. As apresentações acontecem todos os sábados, nesse mesmo horário, com entrada franca e a classificação indicativa livre.

Também ao ar livre e gratuito, o Cinema sobre Rodas tem sessões já programadas nos dias 30/06, 01 e 02/07, a partir das 18h. O Projeto do Sesc está em seu segundo ano e já visitou escolas públicas, unidades de internação, hospitais, creches e praças. A unidade conta com tela, projetor e equipamentos de som.

No dia 24 de junho, a partir das 16h, será realizada a 3ª edição brasiliense do Dia da Música, parte integrante do maior festival de música autoral do mundo, o Fête de la Musique. Participam da programação,  os cantores e compositores Geraldo Carvalho, Mário Noya, e as bandas Beach Combers, Subinstante. O Fête de la Musique, com o título Dia da Música no Brasil, acontece simultaneamente em mais de 70 palcos apoiados em 22 estados de todo o país. No mundo inteiro serão 700 cidades em 120 países. Em Brasília, as edições de 2015 e 2016 do Dia da Música reuniram dezenas de artistas e milhares de apreciadores da música autoral no Parque da Cidade.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *