Comida e bebida

Mercado Mundi discute gastronomia sustentável

Mercado Mundi discute gastronomia sustentável

O Taguatinga Shopping recebe o Mercado Mundi entre os dias 23 e 25 de novembro. A proposta é enfatizar os desafios de uma alimentação de qualidade, sustentável e socialmente responsável.

As aulas serão ministradas por chefs da cidade como André Castro (Authoral), David Lechtig (El Paso), Simon Lau (Aquavit), Alexandre Aroucha e Leônidas Neto (Grand Cru).

O chef Renato Caleffi, do Le Manjue, o restaurante orgânico do ator Bruno Gagliasso, em São Paulo, também irá compartilhar suas experiências sobre alimentação funcional.

Já as conferências terão entre os participantes o chef Paulo Melo, do Instituto Ecozinha, Sebastian Parasole, do Iesb e Iniciativa Bandoneón,  Pedro Lôbo, do Instituto Mindfulness, e da chef Bel Coelho, do Clandestino. A programação terá ainda momentos de experiência com queijos, cafés, chocolates e chás; e uma feira com pequenos produtores.

“As pessoas poderão conhecer os produtos que definem nossas tradições alimentares, provar novos sabores e conhecer os produtores das mais variadas mercadorias”, afirma Nicola Goretti, idealizador do Mercado Mundi.

O diretor de teatro Fernando Guimarães e o designer floral Rodrigo Resende criaram duas instalações artísticas para mostrar o impacto que a produção familiar de hortaliças produz sobre o meio ambiente. As obras poderão ser visitadas durante o evento.

Para comer

O evento irá comportar ainda stands com várias opções para matar a fome. Dentre elas, um restaurante comandando pelo coordenador de Gastronomia do Iesb, Sebastian Parasole. O espaço usará a estrutura de cozinha móvel da instituição de ensino e tem como propósito mostrar como é possível aproveitar os ingredientes em sua totalidade.  A equipe é formada pela cozinheiras que fazem os pré-preparos na faculdade. Elas irão finalizar os pratos ao vivo no espaço.

Na sexta-feira, as atrações serão caldinho de frango com croutons saborizados por azeite e ervas e de feijão preto com bacon e linguicinha calabresa e couve frita. No sábado, vai ter estrogonofe de frango, arroz branco batata palha caseira e ervas frescas e, no domingo, galinhada com vinagrete. Bolo no pote (de prestígio, brigadeiro e leite ninho com variações de pêssego, morango, abacaxi e cereja) e caixinhas de suspiros são as opções de sobremesa. Os pratos custam R$22 e os doces, R$ 10.

As inscrições para as aulas e outras atividades podem ser realizadas pelo site www.mercadomundi.com. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre para todos os públicos.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *