Comida e bebida

Ministério da Saúde lança livro sobre alimentos regionais

Alimentos Regionais Brasileiros é o nome do livro lançado nessa terça-feira, dia 7 de abril, para comemorar o Dia Mundial da Saúde. A publicação traz inúmeros ingredientes de cada região do país, alguns deles representados com receitas. Além de orientar sobre as características e uso culinário desses alimentos, o livro traz informações de como comer e preparar a refeição, uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando a diversidade cultural brasileira. A intenção é proporcionar a população o conhecimento das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outros existentes no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, que organizou o livro em parceria com a Embrapa, o principal objetivo dessa iniciativa é estimular a população para o consumo de uma alimentação saudável capaz de promover saúde e mais qualidade de vida, reduzindo a obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.

Durante o lançamento, no Jardim Botânico de Brasília, o ministro da Saúde apresentou a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014) que mostra que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome os 400 gramas de frutas e hortaliças recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana. Esse consumo é ainda menor entre os homens, quando o índice é de 19,3%, e maior entre as mulheres, 28,2%.

Para o ministro, a diversidade culinária e a variedade de frutas e hortaliças do Brasil possibilita à população manter uma alimentação saudável.

O ministério está em campanha para que a população tenha uma alimentação mais saudável. Em novembro de 2014, lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira, que defende o consumo de alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de recomendar que sejam evitados os produtos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).

Baixe aqui o livro Alimentos Regionais Brasileiros.

Baixe aqui o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Confira aqui a apresentação do ministro da Saúde sobre a alimentação no país.

 

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *