Comida e bebida

Raphael Despirite e Blue Label juntos em Brasília

raphael despirite2

Desde o ano passado, o chef Raphael Despirite divide seu tempo entre o trabalho no Marcel, restaurante de sua família, as corridas na rua, participações na feirinhas gastronômicas paulistas e o Fechado para Jantar.

Esse último projeto propõem uma reunião descontraída de boa música, ambiente inusitado (um não-restaurante) e, claro, a boa comida do chef. Conheci suas criações in loco, no Marcel, e tive o prazer de provar novamente no Resort Nannai durante o Festival Gastronômico de Pernambuco de 2011.

Raphael é jovem, mas isso é irrelevante quando provamos seus pratos, nos quais é possível perceber a dedicação com que os constrói. Aliás, os suflês e o “espaguete” de abobrinha que eu comi certa vez, são sensacionais.

blue labelVoltando ao Fechado para Jantar, o projeto deu tão certo que foi abraçado pela Johnnie Walker Blue Label. A marca de whisky da Diageo tem levado a experiência para outras cidades além-São Paulo. E semana que vem é hora de Brasília conhecer a proposta e a comida de Despirite. Os jantares serão realizados entre dias 20 e 22 de novembro e o cenário inusitado será uma casa no Setor de Mansões do Lago Norte. Antes que alguém comece a cogitar o Aquavit, digo que não será lá.

Cada prato do menu é inspirado em um aroma do whisky. Sendo assim, o ceviche de vieiras com sorbet de cambuci, ovas de salmão e sunomono de maxixe irá representar as notas iodadas. Já o gnocchi de mandioquinhas, com creme de trufas e crocante de Pedro Ximenes e avelãs farão alusão à terra, caramelo e nozes. Em seguida, o burger de pato mulard, maionese de fumaça e queijo gruyére lembrará o defumado presente no whisky.

O menu terá ainda pães artesanais, servidos com azeite Andorinha Vintage, manteiga noisette e manteiga tradicional com Flor de Sal Cimsal; bacalhau confitado em ervas aromáticas, pimenta de cheiro, farofa de chorizo e emulsão de bacalhau.

As criações serão servidas com uma fita olfativa correspondente e, ao final, o comensal vai reunir todas as fitas para sentir o aroma da sobremesa, que será um bolo feito com whisky pelo pâtissier Flávio Federico.

Os ingresso já podem ser adquiridos por R$ 200, com direito ainda a Blue Label, vinho e água sem gás, por meio do site foodpass.com.br.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *