Comida e bebida

Simon Lau rocks again

Simon Lau rocks again

simon lau

Acabo de receber um comunicado do chef Simon Lau Cederholm, que informa sobre a reabertura do restaurante Aquavit, dessa vez nas dependências da antiga Casa de Chá do Jardim Botânico. Esse evento vinha sendo aguardado há muito pelos foodies de plantão, especialmente por aqueles com poder aquisitivo compatível com o preço dos menus do cozinheiro dinamarquês.

A proposta inicial seria ter comida mais em conta, mas acabou que a fórmula de atendimento se manteve a mesma. Menus degustação, harmonizados ou não, com ênfase em produtos regionais e técnicas apuradíssimas.

A parte do “mais em conta” pode ser vista aos finais de semana e feriados, quando Simon abre o espaço para oferecer os típicos sanduíches dinamarqueses chamados smørrebrød (pronuncia-se “smorbrot”).

Confira o comunicado:

Amigos do Aquavit,

Muitos anos atrás, caminhando no cerrado embaixo do sol quente de Goiás, conheci uma vereda cuja beleza singela me encantou tanto que eu, com certeza, nunca vou esquecer esse lugar que parecia um jardim selvagem. Era um dia sufocante no fim da seca com um céu branco de nevoa e nós ali, com espírito de desbravadores, procurando baunilha do cerrado ao longo do córrego que cercava a vereda. Meu Deus, ficamos completamente loucos quando achamos um pé de baunilha com seus galhos grossos e vigorosos enroscados na mata.

De repente, em plena festança que obviamente rolou depois de termos encontrado pela primeira vez a baunilha na sua forma silvestre, me deparei que estávamos no pé de um morrinho salpicado de pés de cajuzinho do mato, todos carregados com frutinhas vermelhas numa abundancia absurda.

Suponho que ninguém vai achar estranho que essa vereda onde baunilha e cajuzinho do mato vivem lado ao lado foi colocada dentro do meu panteão de lugares realmente sagrados, e que pratos onde baunilha tempera cajuzinho do mato fazem parte do meu repertorio preferido.

Quando fui conhecer a Casa de Chá no Jardim Botânico, e pensando em termos de Aquavit, achei o lugar lindo com sua mistura de cerrado selvagem e jardins cultivados. Porem só encantei-me, de verdade, na hora que entrei no Orquidário ao lado e vi os pés de baunilha subindo pelas mesmas vigas grossas de madeira que sustentam a Casa de Chá e vislumbrei na hora todas as possibilidades que uma colaboração entre o Aquavit e o Jardim Botânico podem proporcionar.

Mês passado abrimos o Simon Lau Smørrebrød, que funciona para almoço sábados e domingos, uma proposta descontraída e informal para o seu fim de semana.

Agora chegou a hora de reabrir as portas do Restaurante Aquavit, cujo conceito continua sendo o mesmo que do antigo Aquavit com menu degustação acompanhado com vinhos harmonizados.

O Aquavit funcionará de quarta a sexta a partir de 20h30 e só com reservas. No nosso site www.restauranteaquavit.com podem-se obter mais informações.

simon1Segue em baixo o menu de abertura, que além do mais obviamente terá cajuzinho do mato temperado com baunilha do cerrado e nesse caso, como acompanhamento da nossa terrine de foie gras.

Varias pessoas estão coletando os cajuzinhos para nós no cerrado ao redor de Brasília e as centenas de sementes que vêm juntas são doadas para o Jardim Botânico para serem espalhadas pela área. Elas vão brotar e nascer e quem sabe, com o tempo, ter a companhia de pés de baunilha do cerrado e revelar que na verdade eu construí o novo Aquavit no meio daquela vereda goiana que conheci num dia quente muito anos atrás.

Sejam Bem Vindos ao Aquavit,

Simon Lau

 

Menu abertura outubro 2015

coquetel de ostras de floripa

manga verde e gengibre

Escorihuela gascón viognier – 2014 – Argentina

pirarucu defumado a frio

purê de banana da terra e farofa de pão preto

Fritz Haag riesling trocken – Alemanha

terrine de foie gras à cachaça

sorbet e confit de cajuzinho do mato, pão de especiarias

disnókó furmint late harvest – tokaji – 2011 – hungria

costela de porco

guariroba, crepinette de couve recheada com canjiquinha, cajá e redução

san roman prima toro – 2013 – espanha

chocolate, chocolate, chocolate amma 85%

churchill reserva ruby- porto – portugal

café, chá e madeleines

menu com harmonização de vinhos R$ 395,00

menu sem harmonização de vinhos R$ 250,00

Serviço:

Restaurante Aquavit
Jardim Botânico
SMDB – Área Especial
Brasília
Reservas: 3366-4686
reservas@restauranteaquavit.com

 

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *