CBN SaboresComida e bebida

Tempero do Mundo resgata cadernos de receitas

Tempero do Mundo resgata cadernos de receitas

tempero-do-mundo2

Tempero do Mundo é o nome do livro que a jornalista e cozinheira Valéria Vieira está lançando nesta sexta-feira (18) no Piantas Adega e Bistrô, a partir das 19h.  A publicação resgata textos sobre diversos temas ligados à gastronomia, que deliciaram os leitores da extinta revista mineira Viagens Gerais, na qual mantinha uma coluna.

Fiquei encantada com o formato, que remete aos antigos cadernos de receita, desde a letra usada até a diagramação. E, na contracapa, ainda tem um envelope, que pode ser usados para guardar anotações, e que traz alguns cartões postais e adesivos…. um mimo.

Valéria Vieira_red_Celso Junior

Valéria é jornalista especializada em gastronomia há mais de 20 anos e chef formada pela renomada Leiths School of Food and Wine, de Londres. É também autora dos livros Leith Latin-American Cooking (Running Press) e Leiths Book of Desserts (Bloomsbury Publishing), praticamente esgotados na Inglaterra e cotadíssimos na Amazon.com.

Ela também foi colunista do Jornal do Brasil e a responsável pelas deliciosas pílulas “Cravo bem Temperado”, que por quase três anos foram veiculadas na saudosa Rádio Guarani FM, de Minas Gerais.

“Venho de uma época em que não existia nenhum glamour em aprender gastronomia. Minha mãe tinha vergonha de dizer o que eu estudava porque entendia que as pessoas me veriam como simples cozinheira. E gosto de ser cozinheira, me sinto assim”, conta.

Para ela, é um prazer perceber que o segmento, especialmente no Brasil, está se transformando, valorizando produtos e receitas regionais, sem olhar para a culinária estrangeira e se sentir menor. “Esse movimento começou aqui, com o Alex Atala, e ganhou força com a facilidade do acesso à informação, a melhores ingredientes e às dezenas de programas de televisão sobre o assunto.”

Valéria está à frente de duas das mais respeitadas casas de Brasília: o famoso e sofisticado Piantella, um templo gastronômico com quase 40 anos de tradição, e o Piantas Adega e Bistrô, inaugurado no ano passado. Também é sócia da loja Saca Rolha Vinhos, que chegou ao mercado com a proposta de popularizar o consumo e oferecer produtos de qualidade, com preço acessível, para quem até pouco tempo atrás não se aventurava em consumir a bebida.

A publicação estará à venda nas livrarias Leitura, a partir da semana que vem, a R$ 55.

Serviço:
Lançamento do livro “Tempero do Mundo”, de Valéria Vieira
18 de setembro, das 19h às 21h
Piantas Adega e Bistrô
SCLS 403, Sul – Bloco D, Loja 34 – Brasília – DF

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *