Comida e bebida

Vai ter gastronomia brasileira na Sapucaí

Vai ter gastronomia brasileira na Sapucaí

Chegou a hora da gastronomia brasileira mostrar todo o seu gingado na Sapucaí. Na segundona de Carnaval (12/2), a União da Ilha do Governador leva para a avenida o enredo Brasil Bom de Boca, que vai mostrar em 29 alas e cinco carros alegóricos as histórias, os pratos e os hábitos alimentares do nosso país. Dentre os mais de 3 mil componentes, estarão mais de 100 cozinheiros. Quem representa Brasília é o chef Agenor Maia, do Eat Olivae. A escola será a terceira a desfilar. A apresentação terá transmissão ao vivo pela TV aberta.

A chef Flávia Quaresma e o carnavalesco Luzardo, que é apaixonado por gastronomia
A chef Flávia Quaresma e o carnavalesco Severo Luzardo

O desfile foi desenvolvido por Severo Luzardo, a partir do livro “Brasil bom de boca: temas de antropologia da alimentação”, do especialista Raul Lody. Para convocar os cozinheiros e auxiliá-lo na concepção do desfile, o carnavalesco contou todo o conhecimento da chef Flávia Quaresma, que comanda o restaurante Fazenda Culinária, no Museu do Amanhã.

“Quando o Luzardo me procurou, em setembro, a primeira coisa que pensei foi que seria uma ótima oportunidade de celebrar o nosso trabalho, de começar o ano com muita alegria, pra cima. Depois disso, comecei a acionar o chefs, que prontamente se dispuseram a participar”, afirma Flávia Quaresma em entrevista por telefone. Ela conta que vários dos cozinheiros ajudaram a realizar ações durante os preparativos, como o banquete oferecido aos trabalhadores que ajudaram a construir as fantasias e alegorias para o desfile. “Também servimos um lanche para 400 crianças da comunidade e reativamos a feijoada na quadra da escola, que não acontecia há anos”, conta Flávia.

“Após o lançamento do enredo e a chancela de diversos órgãos ligados à gastronomia brasileira e sua literatura, a União da Ilha do Governador recebeu o apoio de chefs de todo o Brasil. Nasceu então uma campanha chamada #TodosPelaGastronomiaBrasileira. Esse apoio conta também com chefs internacionais que aportam aqui no Brasil seus restaurantes, que tem como carro chefe o uso de ingredientes típicos nacionais”, afirma o comunicado da escola.

Escute aqui o samba enredo da escola.

Pela primeira vez, o chef César Santos deixará as ladeiras e todo o frisson de Olinda na época do Carnaval para desfilar na Sapucaí. “Esse é um momento muito importante para a gastronomia brasileira, que engradece a nossa profissão. Fiquei muito honrado em ser convidado para representar o meu estado. Será uma alegria saborosa e muito emocionante. Com certeza, ficará na história”, afirma proprietário do restaurante Oficina do Sabor.

Os foliões Wanderson Medeiros, Mônica Rangel e César Santos estão super animados para estrear na Sapucaí (Fotos: Charles Damasceno)

Para Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí e do buffet W Gourmet (Maceió-AL), o convite chegou em outubro de 2017. “Com o passar do tempo a alegria só foi aumentando. Há muito tempo lutamos para divulgar a comida brasileira e não poderia ter experiência melhor do que sair numa escola de samba que vai falar sobre a minha principal paixão. Tenho certeza de que todo mundo que vai participar está muito empolgado”, afirma o estreante na Sapucaí.

Agenor Mais representa Brasília no desfile

A chef Mônica Rangel diz que está com o samba na ponta da língua e nos pés. “Tenho certeza de que venceremos porque esse tema é extremamente atual”, aposta a chef do restaurante Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá (RJ). De Brasília, o chef Agenor Maia diz que não pode adiantar muito sobre sua fantasia, mas dá uma pista. “É uma roupa inspirada na vestimenta dos cozinheiros com um brasão da escola”, diz ele. “Todo brasileiro acompanha em algum momento da vida o Carnaval do Rio. A partir do momento em que eu tenho a minha profissão como destaque em um enredo, é uma emoção muito grande e uma valorização muito importante. Participar ativamente, então é muito legal. Quando recebi o convite, fiquei uns três dias olhando pra ele sem acreditar. Estou muito empolgado”, conta o chef.

Sabores e tradições

Produtos como café, cacau, pimenta, açúcar, grãos (arroz, soja e trigo) e frutas (abacaxi, manga, melancia, pacova da terra, guaraná, caju) , tucunaré, azeite de dendê serão retratados durante a apresentação na Sapucaí. E claro que receitas tradicionais da nossa gastronomia também terão destaque. Então prepara para a feijoada, o pão de queijo, a caipirinha, o brigadeiro e a coxinha de galinha.

Os carros alegóricos irão contar sobre a herança portuguesa, a importância da Amazônia, as influências africanas, o Cacau e o chocolate; e a comida de boteco. Grande parte dos chefs de cozinha estarão nesses dois últimos (veja a lista no final da matéria). No carro do cacau serão destaques Raiza Costa, do Rainha da Cocada; Janaina Rueda, do Bar da Dona Onça; e Danielle Dahoui, do programa Cozinha sob Pressão.

Já o carro chamado de Botequim, abrigará a Velha Guarda da escola, e grandes nomes da gastronomia. Os chefs Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e outros estrangeiros como Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin e Vitor Sobral serão homenageados por conta de sua contribuição e divulgação da gastronomia brasileira. Também estarão com eles nesse carro, Mônica Rangel, Agenor Maia, Danio Braga, Roberto Ravioli, Roberta Sudbrack, Flávia Quaresma, Kátia Barbosa, Guga Rocha, Batista, Bel Coelho, Rodrigo Oliveira, Denise Rohnelt, entre outros.

A União da Ilha também fará um manifesto contra o término da feira das Yabás, que misturava samba e cozinha em Madureira há 12 anos e que foi encerrada pela nova administração municipal.

Camiseta comemorativa do enredo 2018 da União da Ilha

Quem são os chefs

Carro dedicado ao Cacau:

Raiza Costa (NYC-EUA)
Danielle Dahoui (SP)
Lia Quinderé (CE)
João Diamante (RJ)
Suzi Clementino (RJ)
Bárbara Caldo da Nega (RJ)
Malu Barraca da Chiquita
Clifanny Ferreira
Angela Sicilia (PA)
Fabio Sicilia (PA)
Viko Tangoda (SP)
Emerson Pedrosa (RJ)
Bianca Barbosa (RJ)
Ana Ribeiro (RJ)
Fernanda Carolina (SC)
Isaias Neries (BA)
Philippe Brye (RJ-França)
Rafael Barros (SP)
Lucas Corazza (SP)
Douglas Vanderley
Bete Kowesi (SP)
Lucilia Filizzola (SP)
Daianny de Oliveira
Rafael Miranda (MS)
Tasso Medeiros
Ana Cristina Ferreira
Ana Beatriz Leal
Adriana Moreira
Lawrence
Manoel Mathias Neto (SP)
Dedê Cesco
Marcos Teixeira (SP)
Carol Lima (SP-Espanha)
Junior Ayoub
Alex Gregory

Carro Botequim

Claude Troisgros (RJ-França)
Laurent Suaudeau (SP-França)
Emmanuel Bassoleil (SP-França)
Erick Jacquin (SP-França)
Roberta Sudbrack (RJ)
Mara Salles (SP)
Ana Luiza Trajano (SP)
Felipe Bronze (RJ)
César Santos
Ivo Faria (MG)
Danio Braga (RJ-Itália)
Tereza Paim (BA)
Bel Coelho (SP)
Barbara Verzola
Onildo Rocha (PB)
Rodrigo Oliveira ( SP)
Wanderson Medeiros (AL)
Celso Freire (PR)
Monica Rangel (RJ-Vis de Mauá)
Daniela Martins (PA)
Ana Bueno (RJ-Paraty)
Paulo Machado (MS)
Heiko Grabolle (SC-Alemanha)
Felipe Schaedler (AM)
Carlos Kristensen (RS)
Ariani Malouf (MT)
Guga Rocha (AL)
Agenor Maia (DF)
Roberto Ravioli (SP)
Vitor Sobral (SP-Portugal)

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *