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Taça cheia de vinhos brasileiros

Taça cheia de vinhos brasileiros

Enquanto muitos segmentos amargam perdas, o setor vitivinícola brasileiro comemora o aumento na comercialização de vinhos finos e espumantes no primeiro semestre de 2015. Esse mercado cresceu 4,3% e 22,7%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2014, e a comercialização superou a marca dos 14 milhões de litros. Para um cenário ainda melhor, a importação caiu 1,9%.

Esses resultados refletem, dentre outras iniciativas, os esforços do projeto Valorização dos Vinhos do Brasil, realizado pelo Sebrae, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Desde 2014, as instituições vêm aperfeiçoando o serviço do vinhos e espumantes brasileiros em bares e restaurantes, com o objetivo de promover e ampliar a comercialização do produto nacional.

Para se ter uma ideia, em um ano de atuação, o consumo cresceu quase um milhão de litros, ou 8,47%. A meta, no entanto é chegar aos 15% de incremento.

“A partir dessa iniciativa, estamos conseguindo mudar a visão que o consumidor tem dos vinhos brasileiros. Diferentemente das grandes empresas da área, que possuem canais próprios de distribuição, as pequenas vinícolas têm mais dificuldade em chegar a um grande número de estabelecimentos. Esse convênio tem justamente o objetivo de preencher essa lacuna, ampliando a capilaridade das vendas”, afirma o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional Enio Queijada de Souza.

Eles acrescenta também que, ao escolher um vinho brasileiro na carta do restaurante ou na prateleira do supermercado, o consumidor movimenta essa cadeia de valor, formada por 1,2 mil vinícolas, sendo 90% micro e pequenas, e colabora com o Movimento Compre do Pequeno Negócio, liderado pela instituição para valorizar as micro e pequenas empresas do país, responsáveis pela geração de mais da metade dos empregos com carteira assinada.

O projeto Valorização dos Vinhos Brasileiros inclui o Workshop Qualidade na Taça e tem como meta capacitar três mil profissionais de mil estabelecimentos, em 16 cidades de 14 estados. Até agora, foram realizadas 378 visitas individuais de sensibilização e formadas 39 turmas, de 253 empresas, com 578 profissionais capacitados.

A próxima fase presencial começa em outubro, no Rio de Janeiro. Também estão na lista Salvador, Gramado, São Paulo, Recife, Florianópolis, Campinas, Natal, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília, Manaus, Goiânia e Cuiabá. Além de aulas presenciais, os participantes têm 8 horas de aulas à distância, onde são abordados assuntos como: condições de armazenamento das bebidas, forma de leitura do rótulo, harmonização e hospitalidade.

Ouça o podcast:

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