Comida e bebida

A magia de Claudemir Barros

Toda vez que visito a capital de Pernambuco volto para casa com a sensação de que falta algo em Brasília. Não sei…. tô achando tudo “mais do mesmo” por aqui. Pouca inovação, pouca ousadia. Tá, isso é um desabafo e não estou desmerecendo o trabalho de ninguém. Até porque aqui temos alguns exemplos de criatividade.

Apenas penso que a gastronomia precisa emocionar, trazer propostas inusitadas, mesmo que simples. E sinto isso quando vou a Recife. Talvez o principal exemplo desse frescor seja o chef Claudemir Barros, do Wiella Bistrô. Eu o conheço há alguns anos e sinto uma evolução em seu trabalho a cada vez que experimento suas criações.

 Esse aí é o cara!
Ele tem a humildade que é necessária e a obstinação indispensável para um cozinheiro. Vai ver, aprendeu com mãe desde cedo, na cozinha do Leite, o restaurante mais antigo em funcionamento no Brasil. É um cara que pesquisa, que viaja para conhecer coisas novas e aplica em sua cozinha sem esquecer dos ingredientes que estão ali a seu dispor em sua cidade.
Eu quero dizer que ele aplica os conhecimento, adaptando-os aos ingredientes locais. Porque ama a sua terra, acima de tudo. Isso sem precisar copiar nada de ninguém, como fazem muitos por aí. Claudemir é exemplo a ser seguido por qualquer estudante de gastronomia.
Em minha última passagem pela sua cidade, em outubro de 2012, ele me presenteou com um jantar impecável, emocionante e inesquecível. A ele, o meu muito obrigada. A vocês, o pedido para visitarem essa estrela em ascensão quando forem de deliciar nas belas praias de Pernambuco. Também a vocês, um pouco do menu delícia e criativo.
Ravióli de pupunha com vieira, shimeji e espuma trufada 
Lagostim sauté com arroz negro aromatizado com especiarias, molho de caramelo e musseline de amêndoas
Ninho de charque com ovinho de feijão e casca de arroz,mais alho-porró 
 
Tronco de pato com farofa de jenipapo e musseline de inhame
“Carvãozinho” de macaxeira com haddock defumado e molho de tomates caseiro
Esse último prato foi a única coisa do menu que eu conhecia. Ele me foi apresentadono ano passado e chegou a ser publicado na minha coluna no Caderno Brasília, do Jornal Hoje em Dia,como Dica do Chef.


Sobremesa: caju confitado, recheado com creme anglaise aroamtizado com licos de caju e servido com telha de amêndoas e sorvete de canela (foto roubada do Instagram do querido @belarmino)
 
Serviço: 
Wiella Bistrô
Wndereço: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 1274
Boa Viagem, Recife – PE
Telefone: (81) 3463-3108
www.wiellabistro.com.br

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *