Ainda comemorando o prêmio de Restaurante Revelação na Veja Brasília, o Olivae (405 Sul) recebe essa semana o chef pernambucano Joca Pontes para dois jantares dentro do projeto Invito, nos dias 28 e 29 de maio.
O menu de seis etapas é composto por ingredientes que ele trará de sua terra natal para manter a receita original, como o Aratu (um tipo de caranguejo de carne mais adocicada) e o bacon Yaguara, elaborado de forma sustentável no interior de Pernambuco.
Já o queijo manteiga e o caju passa, feito por ele mesmo, farão parte da sobremesa. No menu, destaque ainda para o camarão, que receberá um perfume de capim-santo, ovas de salmão e patinha crocante. “Não temos muita tecnologia na cozinha, meu negócio é forno, fogão e tempero”, conta o chef, que comanda o restaurante Ponte Nova, de cozinha autoral, o bistrô Villa e as creperias La Vague.
Conheci Joca Pontes em 2008, quando fui pela primeira vez a Recife para acompanhar o Festival Gastronômico de Pernambuco. Almocei no Ponte Nova, seu restaurante, que à época ficava em Boa Viagem e dividia um espaço comercial com uma academia de ginástica.
Para mim, foi uma surpresa encontrar um chef tão jovem e tão dedicado. E uma comida que, de tão benfeita, me faz salivar até hoje. Joca tem cara de menino, mas sua experiência é vasta e conquistada, primeiramente, com os estudos na Escola Superior de Cozinha Francesa – Ferrandi, de Paris, e em seguida, em passagens por restaurantes estrelados da mesma cidade, como Au Pressoir, Le Pré-Catelan e Ze Kitchen Galerie.
Aliando técnica francesa a ingredientes pernambucanos, ele conseguiu imprimir sua marca na gastronomia recifense e se firmou como um dos mais prestigiados chefs nordestinos. Prova disso são os prêmios de Chef do Ano, Melhor Cozinha Contemporânea e outros, que conquistou ao longo de sua trajetória.
E aí, vai perder a chance de conhecer essa visita ilustre?
Confira:
Projeto Invito com Joca Pontes
Restaurante Olivae
405 Sul, bloco B, loja 2
Telefone: 3443-8775
Valor: R$ 150 (menu, água, café e petit fours).
A casa aconselha os interessados a fazerem reserva devido ao restrito número de lugares.
0 Comments