Comida e bebida

Sotaque do Norte na Vila Planalto

leandro nunes3

Fotos: Luciana Barbo

Ele é jovem, mas já passou por várias cozinhas estreladas e prepara agora a abertura de seu primeiro restaurante. O Jambu vai abrir as portas em janeiro ainda, na Vila Planalto, mas Leandro Nunes já me antecipou um pouco do que será mostrado na casa, que terá capacidade para 38 comensais.

Nascido no Pará, ele promete trazer um pouco dos sabores amazônicos à cidade. Daí já se explica o nome que escolheu para o empreendimento. Mas o cerrado também fará parte do menu enxuto, que terá menos de quinze pratos, mais um executivo para almoço.

“Quero fazer uma cozinha de autor, com grande parte dos ingredientes do cerrado e no norte. Minha ideia é usar também produtos que são pouco explorados, não por serem ruins, mas porque as pessoas não sabem usar, ou têm medo”, diz o cozinheiro, que dá como exemplo a bochecha de boi, o pescoço de porco e a moela de aves.

A cada semana, o cardápio pode variar mais de uma vez, com a inserção de criações baseadas no que o chef encontrar de mais frescos nos fornecedores. A surpresa também passará pela lista de pratos, que ao invés da descrição irá apresentar apenas alguns dos ingredientes do preparo. A explicação virá quando o próprio chef entregar o prato na mesa do cliente, assim como é feito no Noma, onde ele estagiou. Enquanto espera, o comensal poderá observar a movimentação da cozinha, tendo em vista que ela será envidraçada.

A casa funcionará de terça a sábado, para almoço e jantar. Domingo é dia de descanso e segunda, de compras.

Entre as demandas da obra e a escolha dos fornecedores, Leandro tem se dedicado ainda a estágios em restaurantes da cidade. Nos últimos dias, passou pela cozinha de Daniel Briand para aprender um pouco mais sobre pâtisserie. Também prepara um pop-up restaurante, no dia 21 de novembro com o chef dinamarquês Simon Lau. O local, no entanto, só será revelado a quem pagar a reserva.

Ficamos aqui, então, à espera de janeiro para conferir as novidades que Leando colocará em cartaz em sua casa.

leandro nunes2

Sobre o chef

Depois de abandonar o curso de direito, Leandro foi estudar gastronomia na Castelli Escola Superior de Hotelaria, de Canela (RS). Depois de se formar, passou por um mexicano e uma pizzaria. Em Brasília, trabalhou no Patu Anu, por um ano e meio e, em seguida, no Oscar, na época em que a casa tinha consultoria com Laurent Suadeau.

Em Paris, cursou a escola Le Cordon Bleu, de onde saiu com o certificado e cozinha após 8 meses. Ainda na Europa, trabalhou com Christian Constant, duas estrelas Michelin, e no Noma. De volta à Brasília, passou pelo Bottarga e o Liv Lounge. Saiu em agosto para tocar somente a construção do restaurante, que conta com o investimento dos pais

 

1 Comment

  1. Excelente restaurante na entrada da Vila Planalto, muito bem localizado e de fácil acesso. Deliciosos pratos, ambiente muito agradável, som ambiente, ar condicionado e equipe bem treinada e bem educada!
    Recomendo !

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *