Guia de Bares Brahma celebra harmonização entre pratos clássicos e cerveja

Guia de Bares Brahma celebra harmonização entre pratos clássicos e cerveja

Rota inédita com 120 casas em seis capitais, servindo pratos harmonizados com cerveja, é o que propõem o Guia de Bares Brahma, promovido por Ambev em parceria com a Academia da Cerveja. Até 15 de outubro, será possível celebrar uma imersão no universo da cerveja e da gastronomia em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Belém.

Cada endereço oferece opções de comidas cuidadosamente harmonizadas com cerveja ou Chopp Brahma. Os criações vão dos tradicionais bolinhos até receitas mais elaboradas, como massas e frutos do mar.

Guia de Bares Brahma em Brasília

Taco de carne louca do Bilisco

Na capital federal, 16 endereços compõem o roteiro com petiscos que são a cara da cultura de bar da capital federal. O Beirute, por exemplo, escolheu o famoso Kiberovo para ser a estrela da iniciativa. No Zé Torresmo, a atração é o torresmo mexicano com guacamole e pico de galo, enquanto o bolinho de maniçoba com maionese de pimenta malagueta é a escolha do Estufa Botequim.

O chef Diego Badra escolheu o taco de carne louca de porco para atrair o público ao Bilisco. Já no Gran Bier, a estrela é o tradicional bolinho de bacalhau. No Toca do Chopp tem jiló recheado com linguiça artesanal picante, requeijão cremoso e geleia de jabuticaba.

O guia reúne alguns dos bares mais tradicionais das seis capitais brasileiras. São pontos de encontro e socialização, em alguns casos centenários, como o Restaurante Gambrinus, aberto em 1889, em Porto Alegre; em outros, marcados no imaginário da música popular, como o Bar Brahma, em São Paulo, eternizado em “Sampa”, de Caetano Veloso. Um dos objetivos do material é, portanto, exaltar espaços que transbordam brasilidade, história, cultura local e afeto. Porque beber uma gelada é sobre tudo isso também.

A cerveja é mais que um líquido, é uma potência. Uma cadeia que movimenta mais de 2 milhões de empregos por ano. E o bar não fica para trás: representa 3,6% do PIB nacional, são R$ 455 bilhões faturados ao ano e 230 mil empregos gerados. A missão da iniciativa é, acima dos números, celebrar a união entre a cerveja, a gastronomia e a rica cultura brasileira de boteco. Para mais detalhes, clique no site ou acesse o Instagram oficial do Guia de Bares.

Jiló recheado do Toca do Chopp é um dos petiscos do Guia de Bares Brahma
Jiló recheado com chopp Brahma extremamente cremoso do Toca do Chopp

Confira os endereços do Guia de Bares Brahma

Alpinus Choperia e Galeteria – Parque da Cidade, Estacionamento 5

Bar do Galego – QE 34, Bloco B, Loja 31 – Guará II

Bar do Mocotó – SCLRN 702/703, Bloco F, Loja 23

Beirute – CLN 107, Bloco D, loja 1 e CLS 109, Bloco A, Loja 2/4

Bilisco Bar de Belisco – CLN 413, Bloco E, loja 57

Bu.Te.Quim – CLS 306, Bloco C, Loja 36

Ceará Carne de Sol – QE 04, Área Especial (em frente ao Sesc) – Guará I

Confraria do Padim – QNM 38/40, Bloco H, loja 4 – Setor M Norte Taguatinga

Embaixada do Piauí – CLS 313, Bloco B, Loja 37

Estufa Botequim – CLN 103, Bloco B, Loja 12

Gran Bier – SHIS QL 10, Pontão do Lago Sul

Marco Zero – Eixinho L, altura da SQS 202, Posto de Gasolina BR 

Na Venda – CLS 411, Bloco B, Loja 34

Toca do Chopp – QI 09/10, Canteiro Central do Lago Norte

Zé Torresmo – CLN 115, Bloco C, Loja 41

Confira a lista completa do Guia de Bares no site oficial e no Instagram.