O frio já chegou e daí que aparece aquela vontade de devorar pratos quentinhos, cheios de suculência. É ou não é? O óbvio nos leva aos caldos e sopas. Mas que tal variar com uma receitinha de suflê?
Essa vem direto do restaurante Marcel, conhecido em São Paulo pordifundir a cultura dessa receita, graças ao chef francês Jean Durand. Hoje, é Raphael Despirite, seu neto, quem comanda a cozinha da casa e o preparo dessas delícias que desafiam qualquer dieta.
De acordo com ele, o principal ingrediente desta receita é o ar. Isso mesmo! É a ação dele que infla a massa durante o cozimento.
Modo de preparo:
Primeiramente é preciso fazer um molho bechamel. Em uma panela, derreta 50g de manteiga, coloque 10g de cebola picadinha e uma folha de louro.
Deixe dourar. Acrescente 50g de farinha de trigo e misture. Junte um litro de leite frio e misture com um batedor (fouet) até engrossar. É importante não parar de bater para que não fique empelotado.Reserve.
Em uma frigideira, derreta 200g de queijo Gruyère. Acrescente o bechamel e mexa. Em seguida, junte 150g de gemas e mexa até ficar homogêneo. Desligue o fogo. Bata 300g de claras em neve e incorpore à massa com uma escumadeira.
Esse passo é importante, porque se as claras não ficarem bem incorporadas à massa, o suflê vai murchar quando sair do forno. Coloque a mistura em potinhos de porcelana individuais, formando a base.
Acrescente um pouco mais de claras em neve no restante da massa, deixando-a mais leve e cubra cada potinho,fazendo um“morro”. Polvilhe queijo parmesão ralado e asse em forno a 200˚C até dourar.
Rende 4 porções.
0 Comments