Comida e bebida

Vai em paz, Seu Albano

Vai em paz, Seu Albano

Costumo dizer que a gastronomia me deu muito mais que uma profissão. Ela me colocou em contato com pessoas extraordinárias. Gente trabalhadora, geradora de emprego e de renda. Gente que, mesmo sendo responsável pelo bem-estar de tantas famílias e tendo diversas preocupações, não se paralisa diante da crise e de todas as intempéries que o segmento enfrenta diariamente. E que, mesmo com tanta pressão em torno de si, nunca perde o bom humor e o carinho com o outro.

Hoje, a gastronomia da cidade perdeu uma dessas pessoas extraordinárias e queridas: Seu Albano Ribeiro. Se você já foi aos restaurantes Bier Fass ou Taypá, ambos no Lago Sul, provavelmente esbarrou com ele e seu sotaque português bastante acentuado. Digo isso porque raras vezes fui a um dos dois sem que ele estivesse por lá, sempre atento ao serviço, à comida e à satisfação dos clientes. E sempre com aquele sorriso aberto, uma palavra alegre e a disposição de quem ama o que faz.

Seu Albano faleceu hoje pela manhã, depois de ser internado por conta de um infarto. A saúde não estava bem há algum tempo, mesmo assim, encontrei com ele no domingo retrasado (dia 16) no Libertad, restaurante do qual também era sócio e que está em funcionamento na CASACOR Brasília. Gentil como sempre, ele veio cumprimentar a mim e a minha família. Falamos algumas palavras e ele voltou à sua mesa para terminar a refeição. Mal sabia eu que essa seria a minha última lembrança dele.

O que me resta agora é agradecer por tê-lo conhecido e por ele ter se dedicado ao crescimento da cena gastronômica de Brasília, primeiro com o Bier Fass, restaurante variado que destaca pratos portugueses no menu, depois com o Taypá, fundado em conjunto com os sobrinhos e sócios Ivone e Antônio quando a cozinha peruana ainda nem era popular no Brasil. Agradeço por ele ter me apresentado ao Marco Espinoza, um dos chefs que mais admiro na atualidade, por ter me recebido em sua casa com tanto carinho para celebrações de fim de ano.

Seu Albano foi uma figura ímpar. Eu perco hoje uma grande inspiração, mas tenho a certeza de que seu legado será duradouro. Amém.

Foto: Fabrício Rodrigues

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *