Comida e bebida

Chef Caio Soter inaugura série de jantares na Belini

Chef Caio Soter inaugura série de jantares na Belini

Desde junho, a Belini vem incrementando o serviço de seu restaurante com cardápios temporários, elaborados por chefs de cozinha da cidade. Eu mesma falei sobre o assunto aqui. Agora, o chef executivo Leandro Nunes, mais do que continuar convidando cozinheiros locais, vai ampliar este projeto, trazendo a Brasília nomes de outras praças para jantares harmonizados, que também deixarão menus para serem vendidos por 15 dias.

O primeiro será o chef Caio Soter, que ganhou notoriedade no último ano e meio pela participação no reality show Mestre dos Sabor. Mineirinho de Belo Horizonte, ele já passou pelo Alma Chef e atualmente toca O Jardim Restô Bar. Mês que vem, ele inaugura seu novo restaurante na capital mineira com uma proposta ainda mais autoral e intimista, focado em jantares com menu degustação.

Nos dias 31/8 e 1/9, a partir das 19h, Caio comanda a noite na casa da 113 Sul.

Caio Soter (fotos: Sunday Slices)

Para o jantar harmonizado pelo sommelier Marcos Rachele (Videira Vinhos), ele reuniu pratos com ingredientes bastante afetivos. Serão seis etapas ao todo, ao preço de R$ 190 por pessoa.

Caio já esteve algumas vezes em Brasília. Formado em Direito e Ciência Política, sempre gostou muito da cidade pela história e o turismo cívico. Por aqui, assistiu a alguns julgamento no STF, fez sustentações em outros tribunais, mas a próxima vinda marcará a sua estreia numa cozinha profissional da cidade. “Espero encontrar pessoas que gostem de comer e um ambiente super legal. Já fui algumas vezes à Belini como cliente e acredito que ela tenha um papel muito importante para a história da gastronomia de Brasília. Estou super animado para fazer estes jantares”, diz o chef.

O menu

Para a ocasião, ele conta que preparou um mix de alguns pratos que já tem o costume de preparar, como a costelinha suína, com outros ainda inéditos. “O steak tartar eu faço sempre, mas a composição para este menu ainda é inédita. A melancia e o prato de milho são criações novas também”, antecipa Caio.

Costelinha do chef Caio Soter (Foto: Débora Gabrich)

O brasiliense pode esperar por alguns frutos do Cerrado na composição das etapas, visto que o chef já tem bastante familiaridade com este ingredientes, afinal de contas, o bioma está presente em parte de Minas Gerais. “Pequi e baru eu uso muito nos meus pratos desde o início da minha trajetória como cozinheiro. Do baru, uso tanto a castanha como o mesocarpo, que é uma das coisas mais deliciosas do Cerrado. Aprecio muito o cajuzinho, o araticum, a mangaba, cagaita, maxixe. O Cerrado é um dos biomas mais incríveis e o meu favorito do Brasil”, entrega Caio.

Quem o assistiu na telinha da TV durante a primeira temporada do Mestre do Sabor, e babou pela comida afetiva apresentada, vai poder agora experimentar um amouse bouche de melancia com coentro, isso só para começar. Na sequência, serão servidos como entrada o tartare do cerrado com emulsão de pequi, picles de maxixe e castanha de baru; e o jiló defumado com mostarda, mel, limão e pimenta caipira.

Nos principais, o chef brinca com o lugar comum. O primeiro prato se chama “Isso não é um risoto” e vai com milho verde e açafrão da terra. Depois deste, tem a costelinha ao roti de café com purê de pipoca e minimilho tostado.

A tradicional broa de milho que, tanto embala o lanchinho mineiro da tarde, vira uma rabanada enriquecida com doce de leite e espuma do mesmo ingrediente temperada com limão capeta.

Caio vai criar ainda um menu executivo três etapas que ficará disponível Na Belini entre 6 e 19/9, por R$ 59.

Novidades de Caio Soter

Para vir a Brasília, Caio Soter adiantou bastante o serviço em BH. Seu restaurante O Jardim está completando um ano e, claro, o aniversário será comemorado com novidades. “Vamos fazer uma grande homenagem ao Brasil e à gastronomia, criando um menu de releituras de pratos tradicionais da cozinha brasileira”, antecipa ele.

Mas o maior desafio será a inauguração da segunda casa. “No mês que vem, inauguro o meu novo restaurante, de cozinha autoral e inventiva. Vai ser um projeto mais intimista, focado numa cozinha de alto padrão, com mais finalização e muita comida boa, porque, no final das contas, é isso que importa. Daí vão ser duas propostas diferentes para conhecer a minha comida: O Jardim, com toda a alegria e clima muito alto astral, e o novo, mais intimista, focado em jantar com menu degustação”, revela.

Chef André Castro (Foto: Charles Damasceno)

Mais chefs na Belini

Os próximos nomes de fora a se apresentarem em jantares harmonizados na Belini serão Ian Baiocchi (Goiânia), nos dias 21 e 22/9, e Ana Zambelli (Rio de Janeiro), em 26 e 27/10. A atração de novembro ainda é surpresa.

Outros cozinheiros de Brasília também criarão menus intercalar com os dos de fora nos executivos da casa. O menu atual é do chef André Castro (foto), do Authoral, que segue até dia 5/9. Depois de Caio Soter, de 6 a 19/9, o convidado será Paulo Tarso (Rubrio), entre 20/9 e 3/10.

Daí vem o menu de Ian Baiocchi, entre 4 e 17/10. Em seguida, vem o chef Thiago Paraiso (Saveur Bistrô e Ouriço), de 18 a 31/10, que antecede o de Ana Zambelli, de 1a 14/11.

Ana Zambelli cozinha em Brasília nos dias 26 e 27 de outubro (Foto: Divulgação/TV Globo)

Já o menu do peruano Marcos Espinoza (Taypá, Sagrado Mar e Cantón) fica em cartaz de 15 a 28/11.

Serviço:
Belini
113 Sul, bloco D, loja 36, Asa Sul. Reservas: (61) 3345-0777 e 99327-5865
Funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 0h; domingo, das 7h às 23h
Instagram: @belinipani