Comida e bebida

Vote nos Melhores do Ano da Prazeres da Mesa

Vote nos Melhores do Ano da Prazeres da Mesa

Até dia 7 de junho, está aberta a votação para o prêmio Melhores do Ano da Gastronomia, promovido pela revista Prazeres da Mesa. Os finalistas em 39 categorias foram definidos pelas indicações de 194 jurados. São eles jornalistas especializados em gastronomia, chefs de cozinha e outros profissionais de alimentos e bebidas espalhados por todo país.

Para a premiação desse ano, alguns profissionais e estabelecimentos entraram para a categoria hors concours e não estão concorrendo. Também em 2023, a revista completa 20 anos de existência e sucesso. A publicação cobre o que há de melhor na gastronomia brasileira e internacional e realiza eventos em diversas cidades, incluindo Brasília.

Agora, os vencedores serão definidos pelo voto dos amantes da gastronomia, os consumidores e frequentadores de restaurantes. O resultado sai em 28 de junho, na festa de premiação que será realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo. Bora acessar esse link aqui porque tem casas e chefs de Brasília na lista de finalistas.

Sabe quem está no Melhores do Ano?

Cristiano Komiya, do New Koto e Sakeyo Izakaya (foto de abertura), está nos Melhores do Ano, concorrendo com profissionais de culinária japonesa como André Saburó (Quina do Futuro – PE), Ken Mizumoto (Shin Zushi – SP), Telma Shiraishi (Aizomê – SP), Tsuyoshi Murakami (Murakami – SP) e William Seije Enokizono (Maza – SP).

Lui e Lu Veronese concorrem como Melhor Restaurante do Centro-Oeste

Em “Melhor Restaurante do Centro-Oeste” concorrem o Authoral, do chef André Castro, Casa Baco, de Gil Guimarães, e Cozinha do Cavaleiro, comandando por Lui e Lu Veronese, em São Jorge, na Chapada dos Veadeiros.

Na Mata, de Mara Alcamim, disputa a categoria Experiência Gastronômica que Encanta

Já o Na Mata, de Mara Alcamim, figura entre os finalistas da categoria Experiência Gastronômica Que Encanta pelo Conjunto. Também estão aí os restaurantes Evvai (SP), Lasai e Ocyá (RJ), Manga (BA) e Parador Hampel (RS).

Eleita por dois anos seguidos a melhor pizzaria, a Baco e concorre em 2023 com Carlos Pizza, Veridiana e Leggera, todas de São Paulo. Da capital fluminense estão no páreo a Ella e a Ferro e Farinha. Na categoria feijoada, o Rubaiyat, com casas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, está entre os finalistas.

Taypá concorre como cozinha latina
E tem mais

Já o Taypa, de Marco Espinoza, compete como a melhor cozinha latinoamericana com o Ama.zo, Barú Marisqueria, Mescla e Metzi, de São Paulo, além do Chiwake, de Recife. Na categoria Melhor Padaria, quem representa a capital da República é a Castália, ao la,do de Fabrique, Iza, Padoca do Mani e Zestzing, da capital paulista, e The Slow Bakery, do Errejota.

Como Melhor Cafeteria, temos dois competidores brasilienses: Acervo e Los Baristas. Eles disputam a preferência do público com Café ao Léu (RJ), Coffee Lab (SP), Latitude 13 (BA) e Um Coffee Co (SP). Temos representante também na categoria Melhor Hambúrguer. Quem compete aí é a Chincho Gordo, que fica numa galeria, escondidinha, na 404 Norte. O embate dela será contra a Bullguer, que nasceu em São Paulo e tem loja em Brasília, na 410 Sul, T.T Burger, do Rio e que também figura na 202 Sul, e ainda Clan BBQ (RJ), Meats e Pão com Carnes, ambas de São Paulo.

Coxinhas da Toca do Chopp
Coxinha, orgânicos e hospedagem

Brasília tem coxinha boa? Segundo os jurados de Prazeres da Mesa tem, sim. A da Toca do Chopp, de Claude e Lana Capdeville, na Quituart. Mas a briga é acirrada, porque envolve Bar da Dona Onça, Veloso, Frangó e Ofner, clássicos paulistanos, e Padaria Real, de Sorocaba.

A família Bettiol deve estar bastante feliz em ter dois de seus empreendimentos na lista. O Sítio Samambaia concorre como Artesão da Gastronomia – pequeno produtor de alimentos, pela produção de frutas, legumes e hortaliças orgânicos. Já o B Hotel, como melhor hospedagem de negócios.

De antemão já digo que votei. Especialmente, para mostrar que Brasília tem experiências tão boas quanto os grandes centros. Desde já, te peço que também escolha os seus favoritos. É importante para a cidade ter os nossos profissionais sendo reconhecidos em um prêmio nacional.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *