Comida e bebida

Chefs de cozinha se unem por Brumadinho

Chefs de cozinha se unem por Brumadinho

Uma rede de apoio está sendo formada com a participação de chefs de cozinha de todo o país para ajudar as famílias afetadas pela tragédia de Brumadinho (MG). A iniciativa começou com Raphael Rego, proprietário do restaurante brasileiro Oka, de Paris, que acaba de ganhar a sua primeira estrela no Gui a Michelin. Nesta segunda (28/1), o chef começou a oferecer em sua casa porções de pão de queijo e irá doar toda a renda para as vítimas da cidade mineira.

“Mais uma tragédia evitável, mais vidas perdidas, mais natureza destruída. Nesse dia tão triste, cada um tem que fazer o seu porque juntos somos mais fortes! Como cozinheiro, vou fazer a minha parte. Esse é o pão de queijo que sirvo no meu menu degustação. No Oka, a partir de segunda, excepcionalmente fora do cardápio, vou vender porções de pão de queijo para arrecadar fundos e ajudar as famílias de Brumadinho. Um pão de queijo pela vida!”, escreveu o chef no perfil do restaurante no Instagram (@oka.paris).

A campanha #paodequeijopelavida chamou a atenção do Instituto Brasil a Gosto, comandando pela chef Ana Luiza Trajano. A instituição será parceira da iniciativa no Brasil, mobilizando e incentivando profissionais e empresários do setor a aderirem. “Quem quiser ajudar, pode entrar em contato conosco – seja com pão de queijo ou qualquer produto ou receita de seu negócio que possa ser revertida para as vítimas. Em breve, vamos começar a anunciar as casas parceiras em nossos canais de comunicação”, afirmou a chef.

Quem já aderiu

Em Brasília, a Baco Pizzaria (408 Sul) vai servir pães de queijo até 28 de fevereiro. Cada unidade da receita do chef Gil Guimarães, que leva banha de porco e queijo da Serra da Canastra, sai a R$ 5. A fornadas saem a partir das 19h.

A chef Paula Labaki, de São Paulo, vai destinar 50% da renda obtida com a venda de seus temperos para churrasco às famílias da cidade mineira atingidas pelo acidente ambiental.  Os chefs André Saburó e Joca Pontes, de Recife, e Silvia Percussi, de São Paulo, também já se juntaram à iniciativa.

Quem quiser aderir à campanha, deve entrar em contato com o Instituto Brasil a Gosto (@institutobrasilagosto) pelo Instagram. O telefone é (11) 97087-8109 e o e-mail contato@brasilagosto.org.

 

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *