Gastronomia

Mestre da culinária washoku, Shin Koike dá aula em Brasília

Mestre da culinária washoku, Shin Koike dá aula em Brasília
Foto: Bruno de Lima

A primeira vez que estive com o chef japonês Shin Koike foi num jantar no extinto restaurante Kosui, que ficava na Academia de Tênis. De cara, me impressionei com a técnica de preparo dos pratos da cozinha japonesa, que ele serve no Aizomê, seu restaurante no Jardim Paulista, que no ano passado foi considerado o melhor da pauliceia pelo júri da Folha de S. Paulo. Depois, nos encontramos na Embaixada do Japão e, novamente, fiquei surpresa com a delicadeza de seus preparos. A última vez foi no consulado do país em SP (cidade em que vive), onde assisti a sua palestra sobre a tradicional culinária japonesa, também chamada de washoku, e tive o privilégio de provar vários pratos feitos por ele.

A importância dessa culinária também é o tema do encontro que Shin Koike terá aqui em Brasília, no sábado (1/9). Promovido pela embaixada e a Fundação Japão, com apoio do restaurante Yuzu-an, o evento tem entrada gratuita e está sujeito à lotação do auditório da Associação de Estudos da Língua Japonesa de Brasília (AELJB), onde será realizado.  Chegue cedo, portanto. A apresentação, a partir das 14h, será ministrada em japonês, com tradução consecutiva em português.

Tradição

Washoku é o nome dado à tradicional culinária japonesa, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2013. O termo não se refere a um tipo de prato específico, e sim a toda cultura alimentar cultivada no país, associada ao respeito pela natureza e costumes seculares de preparo e consumo dos alimentos.

O termo está relacionado a princípios como a valorização de ingredientes sazonais, a busca pelo alto valor nutricional, a harmonização dosprodutos e até mesmo ao conjunto específicos instrumentos e hábitos empregados em cada refeição. O Washoku também refere-se ao significado da comida nas tradições familiares e comemorações japonesas, que são ligadas a alimentos carregados de valor cultural.

Serviço:

Palestra Importância do Washoku com Shin Koike
Onde: Escola Modelo de Língua Japonesa de Brasília (611 Norte)
Quando: Sábado (01/09) às 14h
Preço: Participação gratuita (sujeita à lotação)

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *