Comida e bebida

No Dia da Imigração Japonesa, confira curiosidades sobre o sushi

No Dia da Imigração Japonesa, confira curiosidades sobre o sushi

Lá se vão 112 anos desde que o navio Kassatu Maru aportou em Santos, trazendo os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil. Hoje, a comunidade é a maior fora do país de origem, com cerca de 2 milhões de descendentes.

De todos os pratos da cozinha nipônica, o que teve mais expessão e acolhida entre os ocidentais foi o sushi. Os bolinhos de arroz enrolados com pescados, algas, legumes e conservas são desejados e requerem uma boa dose de prática e técnica para serem reproduzidos.

Confira as curiosidades

Mas tem um monte de coisas sobre sushi que pouca gente sabe. A primeira delas é que sushi significa azedo no idioma japonês.  E daí já vem a segunda curiosidade: na antiguidade, o arroz cozido era usado apenas para fermentar e conservar os peixes. Na hora de comê-los o cereal era descartado.

A versão do sushi que conhecemos hoje foi desenvolvida por Hanaya Yohei, que viveu entre 1799 e 1858. Nessa época, conhecida como era Edo, o sushi era produzido em barraquinhas e comido pelas ruas da cidade de Tóquio.

Em 1923, após o terremoto que devastou Tóquio e barateou os aluguéis dos imóveis, os sushimen puderam transformar seus negócios em restaurantes.

A introdução do salmão nas receitas se deu a partir de 1980, graças aos noruegueses, que apresentaram o peixe abundante em seu litoral aos japoneses. A massificação, no entanto, se deve aos chilenos, que desenvolveram a técnica de criação da espécie em cativeiro, o que diminuiu seu preço no mercado internacional. 

Prática adotada em muitos países, o uso de peixes de água doce não faz parte da rotina nas casas japonesas. Segundo eles, o perigo de contaminação é maior.

O sushi deve ser consumido com a mão e numa única mordida. Por isso, noo Japão, os sushimen são treinados para medir a boca dos clientes e conseguir modelar as peças no tamanho ideal. Aqui no Brasil, mestres como Jun Sakamoto e Tsuyoshi Murakami adotam a prática em suas casas.

O shoyu serve como tempero deve ser passado apenas no peixe. Já está o gengibre está no prato para limpar o paladar, enquanto a raiz forte tem função bactericida e, orignalmente, vem dentro do sushi. 

Onde comer os melhores sushis em Brasília

New Koto
Está recebendo encomendas para take out. Basta entrar em contato pelo telefone 98677-5294

Kawa
A casa também está funcionando em sistema de delivery. Entre em contato pelo 98343-2121 ou 98342-8570

 

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *