Comida e bebida

Café sem açúcar: motivos e dicas para aderir

Café sem açúcar: motivos e dicas para aderir

Hoje é o Dia Nacional do Café e vou defender aqui o meu ponto de vista sobre consumi-lo sem açúcar. Afinal, este é um assunto que dá pano pra manga.

Então, vamos lá. Eu sei que fomos acostumados a tomar café com açúcar e que parece meio estranho quando alguém sugere que retiremos este ingrediente de nosso hábito. Só de pensar, já dá aquele arrepio, né?

Mas deixa eu te contar uma coisa! Essa tradição de tomar café com açúcar tem a ver com a qualidade dos grãos que chegavam à nossa mesa antigamente. Como eram bem inferiores, a torra era mais intensa para mascarar os defeitos. Com isso, o resultado na xícara era amargo. Daí a necessidade de adicionar açúcar, para que ficasse mais agradável ao paladar. 

Foto: Luciana Barbo

Café na atualidade

Atualmente, vivemos uma outra realidade. É muito mais fácil encontrar cafés cultivados com o maior cuidado e tecnologia nas gôndolas do supermercado. Ou seja, temos acesso a um produto muito superior. Um, não, vários. Assim como o vinho, o café também tem as suas nuances de aroma e sabor, a depender da região e da forma com que foi cultivado.

Se a gente acrescenta o açúcar, pouco sentimos a diferença. Eis que todo o cuidado realizado no campo perde o sentido, se a gente não sentir tudo aquilo que ele pode oferecer. E nem vale a pena investir num grão melhor ou numa cafeteria especializada.  

Foto: Gui Teixeira

Daí, você vai me dizer: Mas, Luciana, meu paladar se acostumou ao café com açúcar e me incomoda bebê-lo sem. Primeiramente, quero deixar claro que você não é obrigade a nada. Estou aqui oferecendo um conteúdo informativo para te fazer pensar sobre o assunto. Não quero te forçar a algo que não se sinta confortável. A minha intenção é te fazer entender que existe um universo de aromas e sabores para conhecer e desafiar o seu olfato e paladar. Caso esta experiência faz sentido para o seu momento, tudo bem. Se não, eu já fico feliz de poder compartilhar a minha visão contigo. 

Olha aqui as dicas

A seguir, eu vou falar sobre alguns benefícios e dar algumas dicas para que você comece a experimentar o seu café sem açúcar. Aproveite! 

O café puro tem propriedades que aceleram o metabolismo e trazem saciedade e bem-estar. 

Quando ele é consumido com açúcar, já não tem o mesmo efeito porque esta substância estimula a vontade de comermos e, claro, contém muitas calorias. 

Ao tomar o café puro, conseguimos sentir melhor os atributos sensoriais, como o corpo, os aromas e sabores naturais e os obtidos com os diferentes tipos de torra. 

Há quem diga que são necessários poucos dias para que seu paladar se acostume ao café sem açúcar. Caso não queira cortá-lo de vez, vá diminuindo aos poucos até se acostumar a consumir a bebida pura.

Foto: Luciana Barbo

Acesso à qualidade

Hoje, o mercado oferece diversos tipos de grãos e você pode escolher o que mais combina com o seu paladar. É possível achar os mais doces, os mais cítricos, os frutados, os achocolatados, os que têm mais cafeína, os mais encorpados e leves. Você é livre para decidir.  

A intensidade da torra também influencia no sabor, podendo torná-lo mais ou menos amargo.  

Foto: Selva Bizarria para Nespresso

Por fim, vale lembrar que os diferentes métodos de extração também geram bebidas mais ou menos encorpadas e amargas. Os filtrados, como Hario V60, Chemex, Clever ou coado no filtro de papel, em casa mesmo, resultam em bebidas mais leves. Mas vai depender da quantidade de pó e tempo de infusão.

Já o café espresso, extraído em máquina ou na mocha italiana, tem a tendência de ser mais forte, encorpado e de amargor mais acentuado. Então, a minha dica é começar pelos infusionadas e depois passar para os espressos. 

Ficou animade com a proposta? Então me conta depois sobre a sua aventura por esse mundo cheio de possibilidades.

Confira aqui neste post algumas dicas para fazer um bom café coado em casa.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *