Comida e bebida

Dia Mundial do Café: aprenda a fazer a xícara perfeita

Dia Mundial do Café: aprenda a fazer a xícara perfeita

O café é tão amado que existem três datas para comemorar a sua existência. A primeira delas é o Dia Mundial do Café, celebrado hoje, 14 de abril. Mês que vem, no dia 24, será a data nacional da bebida. E em 1º de outubro, vamos festejar o Dia Internacional do Café.

Creio que não seja um exagero, afinal, esta infusão é a segunda bebida mais consumida no mundo , sendo o Brasil o seu maior produtor. Mas engana-se quem pensa que a frutinha vermelha ou amarela surgiu por aqui.

A origem é controversa, mas há registros de café no interior da Etiópia, datada de 525 d. C. Aqui no Brasil, as primeiras plantas chegaram no século XVIII, vindas da ilha caribenha da Martinica.

Os brasileiros são o segundo povo que mais toma café no mundo. os primeiros são os americanos. Em 2020, embora tenha havido uma queda na compra em cafeterias, por conta da pandemia e das restrições do isolamento social, houve alta de 1,34% no consumo do Brasil.

Os dados divulgados pela Associação brasileira da Indústria do Café (ABIC) dão conta de que 21,2 milhões de sacas de 60 quilos foram “bebidas” entre novembro de 2019 e outubro de 2020. Este é o segundo maior volume da série histórica, segundo a instituição.

Aqui em Brasília há diversas casas que levam o café muito a sério. Citaria alguns como o Acervo, Los Baristas, Clandestino, Ernesto, Objeto Encontrado, Castália, entre outros.

Café perfeito exige alguns cuidados

Bom, mas vamos às dicas para um café perfeito?

No ano passado, fiz uma pesquisa pela internet (em sites confiáveis, é claro) e reuni esses conselhos abaixo. Quero dizer que já testei e eles fizeram muito sentido. Acho que meu café melhorou bastante, inclusive.

  1. Primeiramente, escolha um grão de qualidade, do tipo arábica e de um produtor certificado (ao final da matéria tem uma dica extra de como saber sobre certificação).

2. Dê preferência para o produto em grão. Mas, se não tiver como moer em casa, peça para a loja fazer isso. Só não demore para consumir, porque ele oxida e perde propriedades ao longo do tempo. Por isso, é melhor moer na hora do preparo.

3. Use uma colher de sopa cheia de café para cada 100 mililitros de água mineral ou filtrada. A água da torneira tem cloro e isso interfere no sabor final.

4. Para uma infusão perfeita, a temperatura da água deve estar entre 90 e 98ºC. Eu desligo o fogo quando começa a subir a fumacinha. O ideal é molhar delicadamente o pó e esperar uns dois minutos para despejar toda a água. Assim, os óleos essenciais vão ter tempo de se desprender melhor e seu café ficará mais gostoso.

5. Se for usar coador de papel, molhe-o com água quente antes de colocar o pó. Isso retira o cheiro e o sabor da celulose, que também interferem no produto final.

Certificações

A ABIC tem um aplicativo chamado Abicafé que permite consultas rápidas de produtos certificados no momento da compra. Com ele é possível checar se o produto em questão atende aos padrões de pureza e qualidade da instituição.

É possível baixar o App para Android e iOs. Para consultar, basta escanear o código de barras ou QR Code no rótulo do café. Mais do que saber se é confiável, o consumidor terá acesso a informações como o perfil aromático e de sabor, a torra e o corpo. O consumidor também poderá conhecer os programas de certificação da ABIC.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *