Comida e bebida

Simon Lau revela planos para 2018! Vem livro aí!

Simon Lau revela planos para 2018! Vem livro aí!

Estive com o chef Simon Lau Cederholm na semana passada, para um café muito especial. Eu adoro encontrar cozinheiros fora de seu ambiente natural (da cozinha, do restaurante) para papos descontraídos sobre comida, o mercado da gastronomia e outros assuntos.

No caso do dinamarquês, eu queria mesmo era saber de seus projetos para 2018 para além da Festa de Babette, que ele realiza nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro (veja abaixo). Desde que fechou o Aquavit por questões alheias à sua vontade, Simon vem se dedicando a eventos privados e viagens a destinos para lá de deliciosos.

Em julho desse ano, ele embarca para mais uma imersão em sua própria cultura com um grupo de viajantes. De lá virão os registros para o primeiro livro de sua trajetória. “Sempre tive vontade de escrever. Quando estava com o restaurante, não tinha muito tempo para pensar nisso. A produção do livro será muito simples. Vou para a casa dos meus amigos e da minha família, e cozinhar com eles. Essas visitas serão registradas por um fotógrafo. Todas essas pessoas são muito bacanas e têm histórias muito interessantes para contar”, conta o chef.

Salmão defumado, gravlax, pão preto já estão na lista dos preparos que farão parte da obra. Mas Simon quer ir além e falar também sobre estilo de vida hygge, praticado por quem vive ali e que está chamando a atenção do mundo inteiro. “Os países nórdicos adotaram um forma muito relaxada de viver, mais simples e contemplativa. As pessoas estão menos focadas em ter bens caros e buscando mais experiências”, diz o chef, que também já programa escrever outro livro, dessa vez sobre o Aquavit e a sua relação com o Cerrado.

Festa de Babette

Há mais de 10 anos, o chef dinamarquês Simon Lau Cederholm reproduz o menu do filme A Festa de Babette em um jantar bastante especial. Em edições anteriores, o evento acontecia no mês de setembro. Para 2018, ele decidiu antecipar a data como forma de promover um carnaval diferente, como sabores da tradicional cozinha francesa.

Parte dos ingredientes foi trazida da Dinamarca, terra do chef, com destaque para a seleção de queijos elaborados por produtores familiares. Os jantares serão nos dias 9 e 10 de fevereiro, a partir das 19h30.

Festa de Babette - Blinis Demidoff com smetana e ovas de salmão
Blinis Demidoff com smetana e ovas de salmão

Ganhador do Oscar em 1988, o filme dirigido por Gabriel Axel, mostra como a comida é capaz de despertar sentimentos. A cozinheira Babette, chega a Jutlandia, na Dinamarca, há quase 160 anos. Lava consigo, a experiência adquirida em Paris e se dedica a oferecer um banquete, com os melhores ingredientes possíveis para a época, a um grupo de pessoas fechadas e muito conservadoras, que não devem ter permanecido assim depois de provar as delícias dessa forasteira.

Seguindo a tradição, o encontro começa com a apresentação do filme e, em seguida, é servido o menu harmonizado, que você pode conferir abaixo:

Consommé de tartaruga verdadeira
(Jerez Amontillado 12 Años El Maestro Sierra – Espanha)

Blinis Demidoff com smetana e ovas de salmão
(Champagne Taittinger Brut, França)

Festa de Babette - Codornas recheadas com trufas e foie gras
Codornas recheadas com trufas e foie gras

Codornas recheadas com trufas e foie gras
(Crozes-Hermitage, E.Guigal 2013, França)

Queijos dinamarqueses artesanais – “Vesterhavsost” do Laticínio Thise, “Gammel Knas” do Laticínio Nr. Vium e “St. Clemens”, Danish Blue Cheese, Laticínio Cooperativa da Ilha de Bornholm
(Vinho do Porto Graham’s Six Grapes, Portugal)

Baba au Rum com frutas cristalizadas
(Sauternes Mouton Cadet – Reserve, França)

Café com Petit-fours

Festa de Babette - Baba au Rum com frutas cristalizadas
Baba au Rum com frutas cristalizadas

As reservas para a Festa de Babette podem ser realizadas pelo telefone (61) 99167-0000. O menu custa R$ 550 com os vinhos. Para quem dispensar a harmonização, o valor é R$ 350.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *