Comida e bebida

Veganismo: festival celebra comida sem proteína animal

Veganismo: festival celebra comida sem proteína animal

O veganismo já deixou de ser uma tendência há muito tempo. A adoção desse sistema alimentar e de consumo, livre de ingredientes e produtos de origem animal é um movimento que cresce e ganha mais adeptos a cada dia. No Brasil, em 2018, pelo menos 3% da população, ou cerca de 10 milhões de pessoas, se declarava vegana. A estatística é do levantamento Ibope Inteligência.

Se juntarmos aos 14% (30 milhões) que se declararam vegetarianos nesse mesmo estudo, temos aí um mercado ainda mais vasto, que precisa ser alimentado, literalmente. Até porque é cada vez maior o número de pessoas que estão reduzindo o consumo de carne no mundo. Ou seja, esse número pode ser bem maior hoje do que mostra o último levantamento.

Um mercado em ascensão

Diante disso, pouco a pouco, donos de estabelecimentos gastronômicos têm se atentado para as necessidades desse público, que tem potencial de consumo e que merece ter mais opções criativas para se deliciar à mesa.

Tonico Lichtsztejn participa de live no dia 31 de outubro (Foto: Charles Damasceno)

Nesse sentido, Brasília é palco de um festival que pretende aguçar o paladar dos comensais já convencidos pelo veganismo e convidar os onívoros a conhecer esse universo. Até 19 de novembro, o Giro Vegano estará em cartaz em 22 estabelecimentos espalhados pelo Distrito Federal. Cada um deles criou receitas especiais para o evento, com preço acessível, de até R$ 25.

Programação paralela

A programação em prol do veganismo também inclui lives pela conta do festival no Instagram (@giroveganodf) com tradução simultânea em libras. No dia 31, o chef Tonico Lichtsztejn vai conversar com a empresária Marta Liuzzi sobre como preparar um churrasco vegano. Já no dia 7/11, a curadora gastronômica Neide Rigo falará sobre cozinha circunstancial e o uso das plantas comestíveis não convencionais (PANC´s).

O Iº Festival Giro Vegano é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC- DF) e se encerrará com uma feirinha de produtos veganos, bar, música e degustações, em local ainda a ser definido.

Confira os pratos que celebram o veganismo

PINELLA BAR

Lurdes (trio de bruschetas de cogumelos frescos) e Carol (espeto de legumes com vinagrete e mandioca frita)

CAFÉ CULTURAL DO CERRADO

Sequilho de araruta com geleia de cagaita e cheesecake de cajuzinho do Cerrado.

JAPA VEGANA

Temaki, de missô de berinjela e de tofu frito com molho teriyaki

EMPÓRIO BADAUÊ

Baum Dimais (releitura do baião de dois) e escondidinho de cogumelos.

ORTO PIZZA

Calzones, de caponata de abobrinha e de banana.

SAUCKER ÁGUAS CLARAS

Lasanha vegana de palmito e cheesecake

SAUCKER ASA NORTE

Pizza de calabresa vegana e mil folhas de banoffee

VEM SEM GLÚTEN

Croquete de caju com geleia de abacaxi e pimenta e torta casadinha com praliné de castanha de caju.

Tem mais

LOS BARISTAS

Tartine de avocado e torta de chocolate

JOBIM

Pataniscas primavera e brandade de bacalhau.

MIMOBAR

Croquete de berinjela com pasta de beterraba, emulsão de mostarda e tuile, e bobó de três abóboras com farofa e vinagrete de pimentas.

TRAÇADO BAR

Sanduba frio com cogumelos salteados em ervas frescas, creme de abacate e rúcula no pão vegano e artesanal.

BRASEIRO EMPÓRIO DO CERVEJEIRO

Legumes à milanesa e moqueca de banana.

AFLORA GASTROBAR

Joaninha (bolinho frito, de massa mista de legumes e temperos, com recheio da casa) e Calopsita ( bruschetta de creme tofu, picles de abobrinha infusionado na cachaça de jambu, flor de sal, crispy de cebola e redução de balsâmico).

AÇOUGUE VEGANO

Parmegiana vegano e salada caesar.

SABORES DO MUNDO

Mjaca (mjadra de carne de jaca embebida em graham marsala, servida com pesto de ora-pro-nóbis, pistache e cardamomo), pão sírio com homus tahine e Falafel de feijão fradinho em cama de homus de pimentões vermelhos defumados, mais nachos com masala beduína.

CANTUCCI OSTERIA

Arancini marguerite e creme brûlée com toque de cumaru.

SUPERQUADRA BAR

Trilogia de cogumelos na brasa com molho oriental e pitadas de conserva doce de gengibre

CORINA CERVEJAS ARTESANAIS

Bolinhos empanados, fritos, de massa de feijão e funghi, e pastel primavera (pasteis fritos, com recheio de vegetais e legumes, refogados em molho estilo oriental).

INVERSO BAR

Bruschetta de cogumelos com pesto de salsinha, tomate italiano e manjericão, e quibe de berinjela com aioli de cebolinha, tofu e menta.

WANNA BRIE – QUEIJARIA VIVA

Crispy de couve desidratada, com castanha de caju, levedura nutricional, curry, alho e sal marinho, e queijo vegano, tipo ricota temperada.

YAKITON

Harumaki de moyashi e shiitake, e poke de tofu e cogumelo.

Confira:

I Festival Giro Vegano
Até 19 de novembro
Informações: giroveganodf@gmail.com e https://giroveganodf.wixsite.com/giro-vegano-df