Comida e bebida

Sebrae lança publicação sobre food trucks

Sebrae lança publicação sobre food trucks

foodtruck2

Modalidade de negócio já bastante difundida no exterior, o food truck vem ganhando espaço no Brasil. A febre começou em São Paulo, chegou ao Rio de Janeiro e agora se espalha por outras cidades do país. Para orientar os empreendedores que já investem ou querem apostar nesse segmento, o Sebrae lança nesta quinta-feira, dia 9 de abril, um estudo dedicado ao tema que pode ser baixado no site da instituição. A publicação aborda a história dos food trucks, o modelo de negócio, a regulamentação do segmento e a relação entre ambulantes e restaurantes.

A publicação também chama a atenção para a necessidade de planejar a sustentabilidade do negócio e apresenta algumas soluções para apoiar os empreendedores. O material foi lançado no Brasil Mais Simples 2015, que abrigou um painel para discutir os desafios da regulamentação e do funcionamento de empresas sem estabelecimento, como é o caso dos food trucks. O evento foi realizado realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e reuniu diversos empreendimento do gênero.

O Brasil Mais Simples 2015 foi promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Corpo de Bombeiros, Organização dos Empresários de Food Truck e Secretaria de Desenvolvimento de Belo Horizonte (MG).

Até o momento, apenas os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba têm legislação específica sobre esse assunto. As cidades de Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte já trabalham na aprovação de normas, mas ainda não regulamentaram esse tipo de comércio.

 

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *