Comida e bebida

A Casa do Porco leva o 4º lugar no Latin America 50 Best

A Casa do Porco leva o 4º lugar no Latin America 50 Best

Foto: Divulgação 50 Best

A Casa do Porco deu ao Brasil, pelo segundo ano consecutivo, o quarto lugar na lista do Latin America’s 50 Best Restaurants. A premiação foi anunciada na noite desta terça-feira no Copacabana Palace (RJ). Outros sete restaurantes brasileiros figuraram na premiação, que consagrou o Maido, de Lima (Peru), como o primeiro lugar. O El Chato, localizado em Bogotá (Colômbia), levou o segundo posto, seguido pelo Don Julio, de Buenos Aires (Argentina).

Os outros brazucas de destaque entre os 50 melhores da América Latina foram o carioca Lasai (14º), o Metzi (18⁰), de São Paulo, o Oteque (20⁰) também do Rio, o Nelita (21⁰), o Evvai (22⁰) e o Maní (34⁰), todos da capital paulista e, para sair um pouco do eixo queridinho dos prêmios internacionais, o Manu (35⁰), de Curitiba.

Sushi de papada de porco com tucupi preto, um dos pratos ícone d’A Casa do Porco (Foto: Divulgação)
Avaliação

Não dá nem para questionar a supremacia do restaurante de Janaina Torres e Jefferson Rueda. Instalado no Centro de São Paulo, o local tem vocação para o sucesso desde a abertura. Com um propósito bem definido desde o início, a casa se propõe a explorar todas as possibilidades da carne suína e tem ampliado seu papel de difusora da cultura gastronômica baseada na valorização de pequenos produtores e até mesmo na produção própria de parte dos insumos.

Já tive o prazer de ir ao restaurante por quatro vezes, em todas elas à paisana, sem me identificar como jornalista. Em todas, a experiência foi excepcional. Sem dúvida, e para a minha alegria, as minhas criações favoritas seguem no menu desde a primeira visita. São elas a barriga de porco com goiabada picante e o sushi de papada com tucupi negro. Divinos!

Veja o que já escrevi sobre A Casa do Porco aqui e no Metrópoles e confira a entrevista que eu dei sobre A Casa do Porco para uma rádio gringa.

Janaina Torres Rueda, a melhor chef mulher da América Latina (foto: Divulgação)

Janaina Torres recebeu também nesta noite de 28/11 o prêmio de Melhor Chef Mulher da América Latina, que já havia sido anunciado no início de outubro. Ela acaba de chegar da França, onde também recebeu o título de melhor brasileiro no La Liste, outro prêmio cobiçado no meio gastronômico. Fora isso, A Casa do Porco já havia recebido o 12º lugar no 50 Best mundial.

Mais brasileiros

No meio de novembro, a organização do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023 já havia anunciado a lista do 51º ao 100º colocado na avaliação dos jurados. O Brasil está representado por nove casas. São elas: Charco (56º – SP), Fame Osteria (57º – SP), Mocotó (63º – SP), Kotori (64º – SP), D.O.M (65ª – SP), Origem (76º – BA), Cipriani (95ª – RJ), Ocyá (96º- RJ) Kan Suke (97º – SP).

Confira os 10 primeiros colocados do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023:

1 – Maido (Lima, Peru)
2 – El Chato (Bogotá, Colômbia)
3 – Don Julio (Buenos Aires, Argentina)
4 – A Casa do Porco (São Paulo, Brasil)
5 – Fauna (Valle de Guadalupe, México)
6 – Maito (Cidade do Panamá, Panamá)
7 – Kjolle (Lima, Peru)
8 – Leo (Bogotá, Colômbia)
9 – Boragó (Santiago, Chile)
10 – Mayta (Lima, Peru)

Confira a lista completa aqui.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *