Comida e bebida

Onildo Rocha cozinha no projeto Chefs no B

Onildo Rocha cozinha no projeto Chefs no B

Tem presença ilustre no B Hotel essa semana. O paraibano Onildo Rocha (Notiê/SP) reabre a temporada do projeto Chefs no B. O convite partiu de Lênin Palhano, que comanda a cozinha do B Hotel. Nos dias 8 e 9 de novembro, a dupla faz menus especiais para o Bar 16 e restaurante Térreo.

No primeiro dia, há duas atrações para o ambiente ao ar livre no rooftop, a partir das 17h. Uma delas é a porção de Ostras com cambuci e azeite, que faz parte do menu inspirado na região Mata Atlântica, atualmente em cartaz no Notiê . As iguarias do mar disputam a atenção do público com a Barriga Dry Rub com caldo de porco, de Lênin. Ambas as opções saem a R$ 80.

Lênin Palhano, chef-executivo do B Hotel (Foto: Gui Teixeira)
Quatro etapas

Para o jantar, no dia seguinte, às 20h, o cardápio é mais variado, com quatro etapas, a R$ 270. O primeiro tempo reúne dois snacks. A kafta de camarão rosa, assada na brasa, com demi-glace e bisque, é assinada pelo visitante. Já a coxinha com massa de batatas, siri cremoso e creme de ovas do titular da cozinha.

Para a entrada, Onildo vai preparar cubos de melão infusionados em azeite, leite de amendoim, óleo de rúcula e finalizados com bottarga. No primeiro prato, ele traz mini arroz de Pindamonhangaba cozido no caldo de polvo e finalizado com tentáculo do molusco passado na brasa e trevinho.

Por sua vez, Lênin levará às mesas corte de Denver grelhado, com batata rústica e caldo de rabada temperado com marsala. Ele também assina a sobremesa: mil folhas com creme de baunilha do cerrado e morango em calda de limão kafir.

Sobre o convidado do Chefs no B
Onildo foi eleito chef do ano pela Veja em 2022

Aos 45 anos, o chef Onildo Rocha é um dos maiores expoentes da gastronomia nacional, após mais de 15 anos de dedicando à comida autoral, especialmente ligada a suas raízes paraibanas. Eleito chef do ano pela revista Veja em 2022.

O chef se formou na Universidade Anhembi-Morumbi e passou anos com o mestre francês Laurent Suaudeau, com quem aprendeu a “ética da cozinha e o respeito pelos ingredientes”. Seu primeiro restaurante, Rocia, foi aberto em 2013 e fez história em João Pessoa, ganhando vários prêmios.

Em 2021, Onildo assumiu a cozinha do Notiê e do bar Abaru. Ambos são parte do projeto Priceless, da Mastercard, que ocupa o topo de um prédio histórico no Centro de São Paulo. Tive a oportunidade de conhecer o primeiro menu degustação do Notiê, em dezembro do mesmo ano, que considero um dos melhores que já pude degustar pelo Brasil. A casa é considerada o melhor restaurante brasileiro pela Veja 2022/2023.

“Minha cozinha vem do movimento armorial, de Ariano Suassuna. Busco transformar conceitos populares em eruditos”, afirma o cozinheiro.

Onildo é um chef dedicado e, para criar cada menu que vai à mesa dos clientes nesse projeto, realiza uma expedição à região escolhida. É um trabalho primoroso e vale muito a visita de quem vai a São Paulo. O menu atual, em cartaz desde agosto, foi construído a partir de uma expedição de 10 dias. Foram visitadas 15 cidades que fazem parte da Mata Atlântica, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Bahia. 

Confira:

Chefs no B com Lênin Palhano e Onildo Rocha
Bar 16 e Restaurante Térreo
Endereço: SHN Q 5 BL J Lote L – Asa Norte, Brasília
Telefone para reservas: (61) 3962-2000
Instagram: @bhotelbrasilia

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *