Texto e fotos: Luciana Barbo
Em soft openning desde a semana passada, a nova loja do Páprica Burger abre oficialmente nesta quinta-feira, 30 de novembro, no Setor Hoteleiro Sul, e já anuncia a próxima unidade. Dessa vez, o sandubas artesanais chegarão a Águas Claras, na Avenida das Castanheiras. A futura casa deve entrar em funcionamento em abril, depois que os sócios voltarem de Londres. De lá, trarão inspirações para a decoração e para o cardápio.
“Cada uma de nossas casas é inspirada em um lugar. Na primeira, percorremos Nova York atrás dos melhores hambúrgueres. Para abrir essa segunda unidade, viajamos pela Califórnia. A próxima será a capital da Inglaterra”, afirma Lucas Arteaga. Ele conta que trouxe na mala algumas das placas que ornamentam a decoração da nova loja, próxima ao Eixo Monumental. Esta também tem uma ar mais ensolarado, por conta da frente envidraçada, que permite avistar a rodoviária e parte da Esplanada dos Ministérios.
A região praiana dos EUA também foi homenageada com o Venice, hambúrguer de frango orgânico com maionese trufada, queijo gruyère e picles de cebola roxa, acrescido de alface e tomate. Posso dizer que esse foi o melhor sanduíche de frango que já comi na vida. É suculento e satisfaz.
Ouça o CBN Sabores sobre o Páprica Burger
Para comemorar a abertura dessa unidade, o Páprica também recebe de volta ao menu o Blue, um dos burgers que inauguraram a primeira loja, no Eixinho Norte. “Os clientes pediram muito e decidimos volta-lo para o menu”, afirma Arteaga. Os outros burgers que já fazem sucesso na 204 Norte também figuram no menu.
Para acompanhar, também estão lá o mix de tubérculos (com baroa, mandioca, beterraba, cenoura, entre outros) que eu adoro e as batatas fritas com ervas ou crocante de bacon.
Outra surpresa é a inclusão de um sanduíche doce na lista de sobremesas. Trata-se do Burger’n Cream, prensado e composto por pão brioche com recheio de Nutella, sorvete de chocolate e crocante de avelã. Eu amei a combinação e me lembrei dos tempos em que colocava chocolate dentro do pão no café da manhã (risos). A versão argentina leva doce de leite em forma de creme e de sorvete, salpicados com canela e açúcar.
O tipo de serviço continua sendo o da primeira loja. Bem informal, no qual o cliente chega, pede no balcão e é chamado pelo nome quando o lanche fica pronto.
Tendências da Califórnia
Aproveitando a minha conversa com Lucas Arteaga, já pedi logo uma lista das hamburguerias da Califórnia que ele mais gostou. Fica como guia para quando eu finalmente for conhecer a região.
Mais do que indicar os lugares, ela também me contou sobre as tendências que viu por lá. Uma das que lhe chamou mais a atenção foi o uso de carnes maturadas a frio (dry age) nos sanduíches. “As carnes são mais intensas e complexas, porque a concentração de sabor é muito maior devido ao envelhecimento em ambiente de temperatura controlada”, diz o chef.
Outra novidade, que ele acredita que fará sucesso num futuro próximo é a beyond meat, carne produzida a partir da proteína de vegetais e já comercializada em redes de supermercados como o Whole Foods. “A textura e a sensação na boca são parecidas com as da carne de vaca, mas o sabor é bem suave”, garante Lucas.
Agora, vamos às dicas
Napa Valley Burger Company – fica no lado sul de São Francisco, na região de Salsalito. O diferencial é que a casa harmoniza os hambúrgueres artesanais com vinhos, que saem de torneiras. Os sanduíches são corretos e saem entre U$ 25 e U$ 30.
Salsalito Burger – localizada também na região de Salsalito, tem um sistema de grelha giratória com brasa, que assa os burgers. A casa é bem pequena e sistema tipo pegue e leve. São apenas duas mesinhas e tem fila na porta. Cada sanduíche, bom mas não excepcional, sai por cerca de U$ 18.
Belcampo – também em São Francisco. É uma rede de açougues premium, que vende apenas carnes orgânicas. Servem alguns cortes assados e hambúgueres, incluindo um de carne maturada. “Esse é muito bom. O sabor muito mais intenso por conta da maturação, mais complexo, e também muito suculento”, diz Lucas. Os burgers saem entre U$ 26 e U$ 28.
Tem Mais
Mesa Burger – instalada em Santa Bárbara, a casa conta com muitas combinações de recheios, às vezes até exageradas. O diferencial é o uso de ingredientes latinos, como a guacamole e as tortilhas trituradas que acrescentam crocância aos sanduíches.
In and Out – um clássico californiano que vale a visita em Los Angeles. A decoração vintage é vintage e o produto é tipo fast food, mas não tem gosto de comida processada, segundo Lucas. “Eles usam batata de verdade e têm três tipos de hambúrguer simples. O mais completo tem carne, bacon, queijo, alface e tomate frescos. É a cara da Califórnia”, conta o chef.
The Apple Pan – a casa existe de 1950 e tem apenas uma unidade,com um balcão em formato de U que abraça a chapa onde se prepara os sanduíches. O hambúrguer é simples, porém muito saboroso. Vale provar a torta de maçã clássica americana.
The Fathers Office – fica em Santa Mônica. É um gastrobar com mais de 50 torneiras de cervejas artesanais. Tem apenas uma receita de hambúrguer, muito boa, e algumas opções de pratos com carne e frango.
E a dica de Lucas Arteaga para não engordar, comendo hambúguer no almoço e no jantar? “Caminhar na praia ou malhar durante 40 minutos, logo cedo”. Dessa maneira, ele conseguiu ganhar penas 2 quilos. Diferentemente da viagem a Nova York, em que voltou para casa com 7 quilos a mais porque não fez nenhum exercício.
Serviço:
Novo Páprica Burger
SHS quadra 3 bloco A parte A
(ao lado do hotel Planato Bittar)
Funciona de segunda a quinta e domingo, das 12h às 23.
Sexta, sábado e vésperas de feriado, das 12h às 0h.
Informações: contato@papricaburger.com
0 Comments