Comida e bebida

Dia Mundial do Chocolate: onde comer as melhores delícias em Brasília

Dia Mundial do Chocolate: onde comer as melhores delícias em Brasília

Hoje é o Dia Mundial do Chocolate e eu aposto que você já está pensando na delícia que vai comer para comemorar. Digo isso porque, na minha vida, eu encontrei poucas pessoas que não dão a mínima para essa iguaria descoberta pelos astecas e difundida na Europa pelos espanhóis. Eu, assim como a maioria das pessoas, chego a ficar molinha diante de uma barra, especialmente se ela tiver mais de 50% de cacau. Mas pode vir com uma belga, ao leite, que eu também devoro com muito prazer. É tipo um vício mesmo.

Por isso, decidi fazer um guia com as minhas receitas favoritas que usam chocolate para você se lambuzar não somente hoje, como em todos os dias do ano. Essa lista é #lubarboindica com força! Mas antes, vamos a alguns dados importantes.

Foto: Eiliv Sonas Aceron/Unsplash

Números do chocolate

De acordo com o Euromonitor, o Brasil é hoje o quinto país em vendas do produto no varejo. Já a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) estima que o consumo médio do brasileiro seja de 2,6 kg de chocolate per capita/ano. Para se ter uma ideia, os suíços comem, em média, 8,5kg do produto a cada doze meses.  Itália, Estados Unidos e França também estão muito na nossa frente.

A produção nacional vem se recuperando da crise da vassoura de bruxa que atingiu as plantações na Bahia, ao mesmo tempo em que outras regiões produtoras, como Pará e Espírito Santo, se desenvolvem. A tendência chamada de bean to barr, do grão à barra, tem sido a aposta de algumas marcas, especialmente aquelas capitaneadas por produtores de cacau. Asssim, eles conseguem um preço bem melhor no mercado e têm mais chance de se manter nesta atividade.

Então, vamos à lista das melhores delícias de chocolate de Brasília

Barras e bombons

Stans

Pioneira na produção de chocolate artesanal na cidade, a marca tem como dono e chocolatier o suíço Xavier Odermatt, que chegou por aqui em 1973 para abrir a primeira confeitaria da cidade. Finalmente, em 2005, ele inaugurou a Stans, cujo nome faz referência à sua cidade natal e reúne pelo menos 40 tipo sde combons, barras e outras delícias. Alguns levam ingredientes regionais como jabuticaba e cupuaçu. Os pedido podem ser feitos pelo site www.stans.com.br e pelo WhatsApp (61) 99802-0199. Instagram: @stanschocolates.

LaBarr

Premiada no Brasil e no exterior, a marca criada por Adriana Labarrere e Leandro Alves já “emprestou” seu chocolate para os sorvetes da Matteo Gelato Criativo e para uma torta mousse da Casa Baco.

“Escolhemos fornecedores que nos entregam amêndoas de cacau fino, orgânico, submetidas a rigoroso processo de fermentação e secagem na fazenda. Nossos produtos, dessa forma, não precisam de essências; podemos manter e explorar o verdadeiro sabor e aroma do cacau, que variam de acordo com o solo, o clima e a safra da região”, dizem os criadores em seu site.

As barras podem ser encomendadas via whatsapp (61) 99195-9536 e compradas na loja da 314 Norte. A procura tá alta, então é preciso aguardar cerca de 10 dias para o recebimento.

Mas vale a pena. Eu amo as versões com 70% e com 42% de cacau mais nibs e flor de sal. Mas há diversas outras opções como de chocolate 70% com cupuaçu e a de mesma graduação com café especial. Cada unidade sai a R$ 22. Instagram: @labarrchocolate.

Bolos, tortas e afins

Bolo Alice, de Cecília Araújo 

Pense numa receita muuuito chocolatuda, na qual as camadas de massa e de recheio proporcionam uma explosão de sabor e cremosidade na boca. Esse é o bolo Alice, que faz homenagem à filha da confeiteira Cecília Araújo. A delícia pode ser encomendada via Instagram e, em breve, na confeitaria que será inaugurada na 414 Sul. Instagram: @ceciliasaraujo.

Bolo de Chocolate, Jacket Café

Esta é uma das minhas descobertas mais recentes. E nem tô cansada de ir lá para tirar a dúvida se é bom mesmo. A glicose sobe e chora, mas não tem como resistir a estas camadas de bolo, à cobertura e ao recheio. Aproveite aquele diz que precisar trabalhar na rua, monte o seu coffee office por lá, peça um café para acompanhar e se joga nesta delícia que é puro deleite. Instagram: @jacketcafe.

Bolo de chocolate com calda, Café e um Chêro

Sabe aquele gostinho de receita preparada com todo o capricho que mamãe ou pelo vovó? Esta e a sensação que eu tenho toda vez que como este bolo. Não é para menos: a dona do quitute é Dona Alba, a mãezona do João Gabriel que é uma cozinheira de mão cheia e que faz tudo com muito carinho. Eu sou suspeita porque ela foi minha chefa há muuuitos anos atrás e eu tenho uma admiração gigante por esses dois. Mas, assim, confie no meu paladar e passa lá, nem que seja para levar uma fatia desse bolo para casa, cheinho de calda e de carinho. Ah, agora também dá para encomendá-lo inteirinho, pelo site. Instagram: @cafeeumchero.

Coffee Cake, do Acervo Café

Para quem acha que a combinação de café e chocolate pode dar muito certo, essa é a dica. Programe o GPS e dirija-se ao CasaPark para buscar essa maravilha criada por Abigail Lins, mãe do Paulo, o proprietário de um dos cafés mais charmosos e instagramáveis da cidade.  Instagram: @acervocafe.

Torta de chocolate com flor de sal, Castália

O sal é item indispensável na cozinha, porque sua principal função é ressaltar o sabor dos alimentos. Na torta de chocolate com textura cremosa da Castália, ele tem o papel de elevar, e muito, a chocolatice da receita. De fato, ela não seria a mesma sem ele. Casalzinho perfeito esse daí, viu? Que cremosidade, que sabor. Instagram: @castaliartesanal.

Calma que tem mais

Bolo Búlgaro, da Civitá Fábrica

Sem glúten e sem lactose, a delícia é para quem ama chocolate em sua essência. A textura lembra um brownie e vai bem em temperatura ambiente ou quentinha. Por cima, vão nibs que acentuam ainda mais o já intenso sabor do chocolate meio amargo. Instagram: @civitafabrica.

Bolo da Ivone

A receita da Ivone era preparada quase que exclusivamente para atender à família Cavalcanti. Até que os irmãos Mayla, Tainah, Raíssa e Léo decidiram transformá-la em um negócio, muito gostoso e rentável, por sinal. Surgiu assim o Bolo da Ivone, que pode ser comprado em fatias e até mesmo em potinhos, em vários pontos da cidade. Inteiro, é só por encomenda, por meio do site ou do perfil da marca no Instagram (@bolodaivone).

Bolo de Brigadeiro, da Lalé 

Em sua confeitarai na 213 Sul, Alessandra Lazzarini arrasa em várias receitas, mas o bolo de brigadeiro é, sem dúvida, um dos melhores da cidade. Tem uma densidade muito boa, uma massa molhadinha e não economiza no recheio e na cobertura. Para chocólatra nenhum botar defeito. Instagram: @lalecafedoceria.

Divina Torta, Bendito Suco

A casa de sucos mais bacana de Brasília está em novo endereço, somente na modalidade delivery. Mas é claro que não poderia faltar no menu a Divina Torta. As fatias chocolatudas e sem glúten são preparadas de forma artesanal e vêm com bastaaante calda. Aguardem a inauguração e não percam a oportunidade de provar. Instagram: @benditosuco.

Torta Suflair, Casa de Biscoitos Mineiros

Essa já fez parte de muito momentos com colegas de trabalho, amigos e família. Molhadinha e suculenta, ela vai bem em qualquer ocasião. Fora que os quadradinhos aerados de chocolate são um caso de amor à parte. Confira outras delícias de chocolate que tem por lá no perfil do Instagram @casadebiscoitosmineiros.

Chocolates quentes

Nesse clima frio, nada melhor do que um chocolate quente para aquecer o coração, não é não? Abaixo, você confere os lugares com os melhores. Cada um tem seu estilo de preparo, mas todos são muito cremosos e vão bem com acompanhamentos doces ou salgados.

Daniel Briand

Ernesto

Kopenhagen

Labecca

Lugano

Stans

Espero que, com este guia, você se divirta bastante, degustando as melhores delícias de chocolate da cidade. Aproveite e mande esse post para aqueles amigos que não vivem sem sobremesas chocolatudas!