Comida e bebida

Chicago Prime completa 10 anos com três novas casas

Chicago Prime completa 10 anos com três novas casas

Parece que foi ontem que vi a Chicago Prime nascer. De uma boutique de carnes na 114 Sul, o empreendimento ganhou força e corpo ao longo de uma década de história. Essa matéria inaugura a série Tour da Lu Brasília, em que visitarei os meus restaurantes favoritos na cidade para contar suas histórias.

A Chicago Prime é para mim, um dos melhores lugares para comer uma carne de excelência, sempre muito macia, independentemente do corte. Também acho o preço bem justo em relação ao que a casa oferece. Não é preciso vender o próprio rim para pagar a conta (risos). E o padrão se repete em todas as visitas. Isso só é possível por conta da gestão azeitada e comprometida com a qualidade dos insumos, do preparo e do atendimento.

A fachada do restaurante por fora do Shopping ID
O projeto da casa é assinado pela MAAI Arquitetura

Até o final de 2024, serão sete endereços em Brasília. O mais recente, que visitei para escrever essa matéria, foi inaugurado há pouco mais de um mês, no Shopping ID. Mais duas abrirão as portas no aeroporto ainda em 2024. Uma delas, do lado de fora do terminal, terá o menu completo. O segundo ponto vai atender quem estiver com embarque marcado no lado norte do aeroporto com pratos executivos, sanduíches e outros itens de saída mais rápida.

Todas as carne são assadas na brasa, na parrilla

Afora as unidades focadas em cortes com a raça black angus, o grupo expandiu, nessa década, não somente a marca Chicago Prime, como também criou um novo conceito com o Chard. Localizado no Pontão do Lago Sul, esse restaurante entrega uma experiência um pouco mais refinada, com menu e ambiente mais sofisticados, mas sem abrir mão da matéria-prima principal, a carne.

Inovação e afinco

A adega é um dos destaques do ambiente

Quem comanda o negócio é o casal Ana Carolina e Alexandre Chaer, e a filha Eduarda. “Começamos com a boutique de carne, na 114 Sul, onde hoje é a nossa matriz. Depois, começamos a fazer os espetinhos à noite para que os clientes conhecessem a carne black angus que, naquela época ainda não era tão conhecida. Os espetinhos foram puxando o restaurante, que acabamos abrindo no bloco de cima”, lembra a empresária.

Uma das características do Chicago Prime é a padronização, tanto dos pratos como do atendimento. Para que isso aconteça a presença diária dos donos é fundamental. “Manter o padrão é um desafio. Eu provo o cardápio inteiro a cada quinze dias e passo feedbacks constantes para as equipes. A gente tem que manter toda a matéria-prima com muita qualidade e sempre buscar novos fornecedores”, revela Carolina Chaer.

A marca tem ainda um indicador de inovação dentro do planejamento estratégico que consiste em implementar um novo produto ou serviço a cada seis meses. “Para isso, fazemos bastante pesquisa, viagens para conhecer outras renomadas casas de carne no mundo inteiro. Estamos sempre por dentro das tendências. Foi assim que trouxemos o primeiro equipamento europeu de dry aged para Brasília e agora também oferecemos o wagyu original de Kagoshima.

O comprometimento com o meio ambiente é outra pauta da empresa, que trabalha pelo lixo zero e o uso de energia limpa. “Tratamos isso de uma forma muito séria no grupo Chicago desde sempre. Afora a questão ambiental, temos ainda uma preocupação com o social. Beneficiam várias instituições e privilegiamos pequenos produtores. Também estamos sempre motivando os colaboradores para que se sintam felizes dentro da empresa”, diz Carolina.

A nova unidade Chicago Prime

O novo espaço, no Shopping ID tem projeto da MAAI Arquitetura e conta com 170 lugares. A aposta no centro da cidade veio para atender tanto os turistas que ficam hospedados próximos ao mall como também os moradores da Asa Norte, Sudoeste, Noroeste e adjacências.

Carro chefe da nova casa, tomahawk é maçaricado em frente ao cliente (Fotos: Luciana Barbo)

A ambientação dessa unidade, que lembra uma varanda descontraída, porém, confortável, será replicada nas novas e também quando as antigas forem revitalizadas. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a exaustão perfeita, que impede a invasão da fumaça pelo salão. O cheiro da casa remete à carne, claro, mas também há uma fragrância cítrica e herbal no ar. Gosto muito disso! Tem tudo a ver com a experiência além da comida.

Carré de cordeiro, um dos meus favoritos da casa

No cardápio são reproduzidos os pratos que já fazem sucesso nas outras unidades. O foco nos cortes bovinos abre algum espaço para opções diferentes. Destaco o prime rib Duroc (R$ 69) e o carré de cordeiro (R$ 98) que vem do Uruguai ou da Argentina.

Flat iron, também conhecido como shoulder (R$ 69,90), chorizo (R$ 70,90) e bombom de alcatra (R$ 139, para compartilhar) dividem a atenção como o tomahawk. Esse corte é finalizado na frente do comensal com manteiga de ervas (que pode ser trufada ou não) e um potente maçarico. É um show a parte, tanto visual como aromático. Na boca, a carne é muito macia e suculenta. Com cerca de um quilo, essa opção serve de três a quatro pessoas, a R$ 298.

O Smocked Angus chega à mesa envolto em fumaça e seu sabor é inigualável
Smocked Angus e sua fumacinha que faz toda a diferença na degustação

Defumação

Outro destaque é o Smoked Black Angus (R$ 69), que pode ser compartilhado como uma entrada. O processo para a que as fatias de sabor inigualável cheguem à mesa do cliente leva bastante tempo. Primeiramente, o pedaço de carne fica em contato com diversas especiarias por cerca de 15 dias, em ambiente de temperatura controlada.

Em seguida, passa por defumação de 12 horas. Antes de ser servido, ainda é aquecido num prato de pedra e fatiado. Mas não acaba aí. Esse prato é coberto com uma tampa transparente, que vai reter a fumaça injetada até ser aberto na mesa do cliente. Pegou a visão dessa experiência? Agora, imagina o sabor! É divino!

Carpaccio clássico também de carne black angus
Salada Juliana é boa pedida de acompanhamento

Outros itens de entrada que eu amo no Chicago é o milho cozido, que passa pela parrilla e ganha uma nuvem de queijo parmesão e azeite trufado (R$ 29) e o carpaccio clássico (R$ 59,90).

Nos acompanhamentos, gosto muito da salada Juliana, do palmito assado (R$ 59,90) e do espaguete de pupunha (R$ 39,90). Mas a lista tem ainda opções de farofa, arrozes, mandioca cozida, vinagrete, entre outros itens.

Na minha última visita, me deliciei com a cocada cremosa, que é viciante. Nos doces, também há petit gâteau de chocolate e o abacaxi com raspas de limão, muito bom para a digestão.

Para acompanhar a comida, a casa conta com carta de vinhos com rótulos de vários países do Novo e do Velho Mundo. A seleção de drinques, cervejas e bebidas não-alcoólicas completa o menu.

Confira:

Chicago Prime
114 Sul. Telefone (61) 3256-2187
QI 11 Lago Sul. Telefone (61) 3297-7647
Shopping ID. Telefone (61) 3263-3948
Casa Park
Aeroporto JK – Portão 9
Em breve: área externa e deck norte do Aeroporto JK